Siga o OTD

Pequim 2022

Suposto doping de Kamila Valieva deve abalar Jogos Olímpicos

Kamila Valieva surpreendeu o mundo com saltos quádruplos, mas resultado adverso pode colocar tudo a perder nos Jogos Olímpicos de Pequim 2022

Suposto doping de Kamila Valieva Pequim 2022
Jovem de 15 anos fez os primeiros saltos quádruplos das mulheres, mas tem resultado adverso no doping (2022 Getty Images)

(Pequim) Tudo começou como um burburinho após a premiação da disputa por equipes da patinação artística ser adiada sem maiores explicações. Na sequência, revelou-se que havia problemas “legais” a serem resolvidas. Mas por trás dessa bola de neve há um escândalo de suposto doping de Kamila Valieva que promete abalar o esporte e os Jogos Olímpicos.

Sim, a jovem estrela russa de 15 anos, que fez história ao se tornar na primeira mulher a executar saltos quádruplos, teve um resultado adverso antes de embarcar para os Jogos Olímpicos. O furo é do portal Inside the Games, que noticiou o fato no dia 9.

+Guia dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Agenda dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Todas as notícias sobre Pequim-2022

+Resumo do dia nos Jogos Olímpicos de Pequim-2022

O problema é que, por não ter completado 16 anos, Valieva é “pessoa protegida” de acordo com as regras estipuladas pela WADA, a agência mundial antidopagem. Ou seja, ela não pode ser responsabilizada pelo uso de substância e tampouco seu caso pode ganhar repercussão pelos órgãos envolvidos.

Em meio ao turbilhão provocado pelo suposto dopingde Kamila Valieva, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Agência Internacional de Testes (ITA), responsável por conduzir os testes em Pequim 2022, não se pronunciaram oficialmente.

“Obviamente, não vou comentar especulações que também vi surgir da noite para o dia”, limitou-se a dizer Mark Adams, porta-voz do COI, em entrevista coletiva nessa quinta-feira, 10 de fevereiro. A questão é que o silêncio de quase dois dias abre brechas para especulações diversas.

Valieva segue rotina de preparação nos Jogos Olímpicos

Mesmo com todos os acontecimentos, a equipe russa de patinação segue sua rotina normal a espera da medalha de ouro na prova por equipes – e nas futuras medalhas que podem vir. Valieva, inclusive, foi vista no gelo de treinamento se preparando como se nada estivesse acontecendo.

A Federação de Patinação Russa, por exemplo, tem a certeza de que o suposto dopong de Kamila Valieva não vai afastá-la da disputa do individual feminino. Com seus saltos quádruplos perfeitos, ela é a grande favorita à medalha de ouro em Pequim 2022, mantendo a supremacia do país em Jogos Olímpicos.

“Kamila não foi suspensa de participar dos Jogos Olímpicos. Nós estamos aguardando o posicionamento oficial do COI. Em termos da cerimônia da medalha no torneio por equipes, o COI também vai decidir sobre a data”, explicou Olga Ermolina, porta-voz da federação, à agência russa de notícias TASS.

Se confirmado, suposto doping de Kamila Valieva já afastou atleta de bobsled

Em meio à confidencialidade do caso, não se sabe que tipo de substância foi detectada. Fontes russas indicam que é a trimetazidina, um remédio que trata insuficiência cardíaca. A droga está na lista proibida de substâncias por melhorar o fluxo sanguíneo no coração – o que consequentemente amplia a capacidade aeróbica.

Também não se sabe se a jovem patinadora russa tem autorização para tomar esse medicamento. Mas o fato que é o suposto doping de Kamila Valieva já puniu outras atletas no passado. A também russa Nadezhda Sergeeva, do Bobsled, pegou um gancho de oito meses após os Jogos Olímpicos de PyeongChang, há quatro anos.

[show-logos orderby=’none’ category=’pequim-2022′ activeurl=’same’ style=’none’ interface=’grid6′ tooltip=’false’ description=’true’ limit=’0′ padding=’0′ filter=’false’ class=’grid-guia’ ]

Mais em Pequim 2022