Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Isabela Abreu termina em 12º no Mundial Universitário

Única brasileira na competição, Isabela Abreu terminou sua participação no Mundial Universitário de Pentatlo Moderno na 12ª colocação
O Brasil esteve presente no primeiro Campeonato Mundial Universitário de Pentatlo Moderno, que está sendo disputado desde quarta-feira (04), em Budapeste, na Hungria. No torneio realizado na capital húngara, o país foi representado por Isabela Abreu, de 23 anos, na disputa feminina desta quinta, 5, que reuniu 24 pentatletas de 13 países. A brasileira foi a 12ª depois de somar 950 pontos.
 
Isabela, que cursa o último ano de Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Paraná (UFPR), e os demais competidores do Mundial da Hungria estão competindo na National University of Public Service. Das cinco provas do Pentatlo Moderno, a única que não esteve na programação das disputas individuais do torneio foi o hipismo. A prova de saltos com o cavalo só vai entrar na competição no revezamento misto e no evento por equipes, que acontecerá neste fim de semana.
 
Em Budapeste, Isabela começou a disputa na posição que terminaria no torneio. Nos 200 metros estilo livre da natação, ela cravou os 2min20s91, o 12º melhor tempo da prova. Na luta com a espada da esgrima, a brasileira teve oito vitórias e 15 derrotas, que lhe garantiram 186 pontos. No laser-run, ela terminou as quatro séries de cinco acertos com tiro a laser no alvo intercaladas com 800 metros de corrida em 13min25s32. Foi o 10º melhor tempo, convertidos em 495 pontos.
 
Os campeões
 
A grande campeã da disputa entre as mulheres no Mundial da Hungria foi a italiana Elena Micheli, de 18 anos, que somou 1.049 pontos. A prata ficou com a polonesa Anna Maliszewska, 25, que terminou com 1.032 pontos, e o bronze com a egípcia Sondos Aboubakr, 21, que fez 1.027 pontos
 
No evento masculino, que abriu o torneio da modalidade olímpica na quarta, a medalha de ouro foi conquistada pelo francês Brice Loubet, 23, que fez 1.163 pontos. A prata foi para o egípcio Ahmed Elgendy, 18, com 1.159 pontos, e o bronze para o tcheco Lukas Svechota, 21 (1.152 pontos).
 
A brasileira Isabela Abreu volta a ação no Mundial da Hungria neste sábado, 8, durante o revezamento misto. Como não há nenhum brasileiro na disputa masculina, ela vai disputar a prova ao lado do alemão Robin Schmidt, 23.
 
Isabela o benefício da Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. A pentatleta também faz parte do Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE).

Mais em Pentatlo Moderno