Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Isabela Abreu participa do Campeonato Mundial Universitário

Única representante brasileira na competição, Isabela Abreu participa do Campeonato mundial Universitário, em Budapeste, no Pentatlo
Membro da Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu, em inglês) desde 2014, o Pentatlo Moderno vai estrear no Campeonato Mundial da entidade nesta quarta-feira, 4. O pontapé inicial vai acontecer no Mundial Universitário de Pentatlo Moderno, que será disputado até domingo, 8, em Budapeste, na Hungria. O Brasil estará presente neste momento ímpar da modalidade olímpica, sendo representado por Isabela Abreu, 23.
 
Vice-líder do ranking nacional, Isabela chega ao Mundial Universitário da Hungria cursando o último ano de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). E por que será que a pentatleta optou por ser uma futura engenheira elétrica? Ela aponta a facilidade com matemática e física como um dos motivos.
 
“O curso de Engenharia Elétrica tem uma grade curricular muito ampla e diversas opções no mercado de trabalho. Isso ajudou na minha escolha, pois quando fui definir o curso, ainda não sabia em qual área gostaria de atuar”, ela conta.
 
Praticante do Pentatlo Moderno desde 2014, Isabela tem um rápido desenvolvimento na modalidade. Em setembro do ano passado, a paranaense representou o Brasil no Mundial Militar, na Polônia, e em dezembro esteve no Sul-Americano, na Bolívia, onde ficou em sexto na disputa individual e foi prata por equipes, ao lado de Priscila Oliveira e Bianca Cavalcanti. 
 
Em maio passado, ela foi a grande campeã da primeira edição da Copa Parque Olímpico de Tetratlo Moderno, realizada no coração dos Jogos Rio 2016.
 
Quase 20 países
 
A edição de estreia do Pentatlo Moderno no Mundial Universitário vai contar com atletas de 19 países. Das Américas, além do Brasil, apenas o México também estará presente. As demais nações que terão representantes são Alemanha, Áustria, Austrália, Dinamarca, Egito, Eslováquia, França, Irlanda, Japão, Letônia, Polônia, República Tcheca, Rússia e Suíça.
 
Diferentemente dos principais mundiais da modalidade, as disputas individuais na Hungria terão quatro das cinco provas do esporte. Isabela e as demais competidoras vão encarar a natação, a esgrima e o laser-run; apenas o hipismo ficará de fora. A prova de saltos com o cavalo, compondo o formato tradicional do Pentatlo Moderno, estará presente no revezamento misto e no evento por equipes do torneio.
 
“Por ser o primeiro Mundial Universitário do Pentatlo, será uma grande oportunidade para que eu possa avaliar o meu desempenho, além de representar o Brasil como universitária”, Isabela defende. “Como a Hungria tem uma diferença de cinco horas no fuso-horário, cheguei bem antes para ter um período de adaptação antes da competição”, ela acrescenta, sobre ter desembarcado no país europeu no último sábado, 30 de junho.
 
Na Hungria, Isabela e as demais competidoras vão encarar as provas na National University of Public Service. Ela conta que a preparação para o torneio foi feita com base no planejamento para toda a temporada e diz que está se empenhando ao máximo nos treinamentos.
 
“A expectativa de todo atleta é obter sempre a melhor classificação, mas é importante estar satisfeito com o desempenho durante a prova. Como será o primeiro Mundial da categoria ainda é cedo para poder fazer uma avaliação do nível dos atletas. Meu objetivo será sempre o de chegar ao pódio”, a brasileira projeta.
 
Isabela recebe o benefício da Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. A pentatleta também faz parte do Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE).
 
MUNDIAL UNIVERSITÁRIO DA HUNGRIA
 
Quarta (4 de julho): Disputa masculina
Quinta (5 de julho): Disputa feminina
Sexta (6 de julho): Dia cultural
Sábado (7 de julho): Revezamento misto
Domingo (8 de julho): Disputa por equipes

Mais em Pentatlo Moderno