Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Ieda Guimarães fica em 76º no Mundial Jovem

Foto: Divulgação / UIPM

A brasileira participou do Mundial Jovem de Pentatlo Moderno, disputado em Caldas da Rainha, em Portugal, competindo entre 98 pentatletas de 34 países

A brasileira Ieda Guimarães ficou com a 76ª posição na disputa do Campeonato Mundial Jovem de Pentatlo Moderno, disputado neste domingo (8), em Caldas da Rainha, em Portugal. A competição reuniu 98 pentatletas de 34 países. A brasileira de 17 anos somou 890 pontos na qualificação feminina para definir as 36 finalistas.

Ieda representará o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, que serão disputados entre 6 e 18 de outubro, na Argentina. Esta foi a estreia da atleta em mundiais da modalidade olímpica. Ela e as demais competidoras encararam as provas na Piscina Municipal (natação), no CAR Caldas (esgrima) e no Complexo Municipal (laser-run). Como o torneio é para atletas de até 19 anos, segundo as regras da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) não há o hipismo.

Mundial Jovem de Pentatlo Moderno

Na primeira prova deste domingo, Ieda nadou os 200 metros estilo livre em 2min27s96, o que lhe assegurou 255 pontos. Na esgrima, a carioca venceu 17 duelos dos 32 confrontos de seu grupo e somou 215. No laser-run, ela terminou as quatro séries de 800 metros de corrida intercalados com cinco acertos no alvo em 14min40s40, o que lhe garantiu 420 pontos.

Nesta segunda, 9, o Mundial Jovem de Portugal realiza a qualificação masculina. O evento terá 95 pentatletas de 33 países. Além das medalhas em jogo, o torneio também vai distribuir 18 vagas para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 – nove para homens e outras nove para mulheres. A brasileira assegurou a vaga dela sendo a melhor sul-americana na qualificação da do continente para a competição, em agosto passado, no México.

Ieda estará de volta a Portugal, no início do próximo mês para mais uma competição. Entre 4 e 6 de maio, ela participa em Leiria, do Troféu Internacional Jovem de Pentatlo Moderno.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Pentatlo Moderno