Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Brasil ganha mais 5 medalhas nos continentais de pentatlo

Na sexta-feira (21), o Brasil ganhou cinco medalhas nos Campeonatos Pan e Sul-Americano de pentatlo moderno em Resende-RJ

Equipe masculina do Brasil no pódio. Ao lado, as equipes de Equador e Argentina
(Foto: divulgação)

O Brasil voltou a subir no pódio dos campeonatos Pan e Sul-Americano Júnior (para atletas com até 21 anos) e Sênior de Pentatlo Moderno, que estão sendo disputados em Resende, no Sul Fluminense. Nas disputas desta sexta-feira (21), o país garantiu mais cinco medalhas (nas categorias masculina sênior e feminina júnior), sendo um ouro e quatro pratas. Somando as conquistas desta quinta (20), já são 11 medalhas garantidas pelos brasileiros nos torneios, que estão sendo realizados simultaneamente.

+ Sada Cruzeiro vence Rede Cuca na abertura da Superliga

O ouro de ontem veio na disputa por equipes masculina Sênior do Sula, com Danilo Fagundes, Victor Aguiar e William Muinhos. A prata foi para os argentinos Emanuel Zapata Franco Serrano e Vicente Lima, 23; e o bronze para os equatorianos Andrés Torres, Dennis Guerra e Bayardo Naranjo.

Na disputa individual, Danilo Fagundes conquistou a prata, depois de somar 1.477 pontos. O ouro ficou com o argentino Vicente Lima, com 1.484 pontos, e o bronze com o também argentino Emanuel Zapata, com 1.472 pontos.

No Pan, Danilo, Victor e William conquistaram a prata por equipes. O ouro da prova foi para os mexicanos Alvaro Sandoval, Emiliano Hernandez e Manuel Padilla e o bronze para os argentinos.

No evento individual do Pan-Americano, Danilo ficou a uma posição do pódio, com o quarto lugar geral, a apenas dois pontos do medalhista de bronze, o mexicano Manuel Padilla, que chegou aos 1.479 pontos. O ouro da disputa foi para o também mexicano Emiliano Hernandez, com 1.542 pontos; e a prata com o argentino Vicente Lima, com 1.484 pontos.

Júnior feminino

No evento feminino Júnior do Pan, o Brasil conquistou a prata por equipes com Ana Beatriz Mariano, Ana Clara Bezerra e Maria Eduarda Costa. O ouro foi para as argentinas Belen Serrano, Luna Nerea e Martina Armanazqui. Já o bronze ficou com as guatemaltecas Isabela Pondaven e Paula Franco.

Na prova individual, o melhor lugar do Brasil foi a sétima colocação de Ana Clara Bezerra, que conquistou 992 pontos. O ouro da disputa foi para a mexicana Mayran Oliver, que chegou aos 1.067 pontos, a prata para a guatemalteca Paula Franco, com 1.056 pontos, e o bronze para a argentina Martina Armanazqui, com 1.035 pontos.

Já no Sul-Americano, o Brasil também conquistou a prata por equipes com Ana Beatriz, Ana Clara e Maria Eduarda. O ouro também foi para as argentinas e o bronze para as chilenas Daniela Varela e Maria Borbalan.

No individual, Ana Clara Bezerra ficou a uma posição do pódio, a apenas quatro pontos da venezuelana Osmaidy Arias, que foi bronze com 996 pontos. O ouro e a prata da disputa foram para as argentinas Martina Armanazqui (1.035 pontos) e Belen Serrano (1.012 pontos), respectivamente.

Além das disputas masculina Sênior e feminina Júnior, o Pan/Sula do Rio também teve nesta sexta o ranqueamento da esgrima masculino Júnior. Dentre os 24 pentatletas do evento, o Brasil está sendo representado por Armando Mamede, João Victor Acioly, Matheus Nobre, Matheus Romanelli, Nicholas Medeiros e Rômulo Bandeira.

Vagas para Santiago-2023

Destaque entre os medalhistas desta quinta-feira (20), Marcela Mello, conquistou duas pratas no Pan (individual e equipes) e dois ouros no Sula (individual e equipes), todas na categoria Sênior, apesar de ser oficialmente da categoria Sub-19. Por estratégia da diretoria técnica da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), a carioca foi inscrita na sênior para fortalecer a equipe brasileira em busca da 3ª vaga para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, o que deu resultado. Com isso, o Brasil terá três representantes por gênero na competição que vale vaga em Paris-2024.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Pentatlo Moderno