Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Dois brasileiros vão até as oitavas de final no Laser All Stars

Marcela Mello, na categoria até 22 anos, e Danilo Fagundes, na até 40 anos, foram os melhores do país na competição virtual de tiro a laser

Marcela Mello pentatlo moderno Laser All Stars tiro a laser Marcela Mello vai para a final do Mundial Sub-19 de pentatlo moderno
Marcela Mello foi a melhor brasileira na competição (divulgação/CBPM)

O Brasil esteve presente no torneio internacional de tiro a laser que reúne as estrelas do Pentatlo Moderno, o Laser All Stars. Com seis representantes, o país chegou até as oitavas de final da competição virtual, que realizou as eliminatórias nesta sexta (7) e sábado (8).

As provas contaram com 512 pentatletas de mais de 30 países. Todos foram convidados pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) após participarem de outros torneios online durante a pandemia.

As semifinais e as finais serão realizadas no dia 9 de setembro.

Dentre os seis brasileiros que competiram, os cariocas Danilo Fagundes, 32 anos, e Marcela Mello, 16, chegaram às oitavas. Ele na categoria Sênior (para pentatletas com até 40 anos) e ela na Júnior (sub-22).

Danilo competiu nesta sexta, vencendo o argentino Julio Fuenzalda no To 32 com larga vantagem (4 a 0). Nas oitavas, ele não conseguiu participar da disputa, deixando a competição.

+ Ieda é destaque em publicação da federação internacional

Já Marcela encarou suas provas neste sábado. No Top 32, a adversária da brasileira, a russa Diana Islamova, não apareceu para competir, levando a carioca à vitória. Nas oitavas, ela encarou uma disputa acirradíssima com a filipina Princess Arbilon, perdendo por quatro a três.

Marcela chegou a questionar a contagem de um dos pontos à diretoria da prova. Ela alegou que na terceira rodada, atirou mais rápido do que sua adversária. Após a disputa ser revista, a contestação da brasileira não foi aceita.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os outros quatro brasileiros no #LaserAllStars, Ana Clara Bezerra, 14, Ana Luiza Teixeira, 13, João Marcos Santos, 12, e Maria Eduarda Costa, competiram na categoria Jovem (sub-15). Eles não avançaram do Top 32.

Datas Significativas

As disputas do Laser All Stars acontecem por videoconferência. Durante as provas, os pentatletas têm que acertar o alvo cinco vezes. Quem for o mais rápido em cada série marca um ponto. Ganha aquele chegar aos quatro pontos primeiro.

A data das eliminatórias do torneio coincide com a contagem de um ano para a realização das disputas do Pentatlo Moderno nos Jogos de Tóquio (5 a 7 de agosto). Já as últimas disputas do torneio (em 9 de setembro) vão acontecer no Dia do Pentatlo Moderno Pierre de Coubertin, que homenageia o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna e do esporte que une a natação, esgrima, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida).

Brasileiros

Top 32
Danilo Fagundes (BRA) 4×0 Julio Fuenzalda (ARG)
Marcela Mello (BRA) W.O. Diana Islamova (RUS)
Tom Spokes (GBR) 4×0 (BRA) João Santos (BRA)
Maria Eduarda Costa (BRA) 3×4 Filatova Paulina (RUS)
Ana Luiza Teixeira (BRA) 1×3 Zsóla Kamilla Ozorao (HUN)
Ana Clara Bezerra (BRA) 1×4 Imogen Edwards (GBR)

Oitavas*
Marcela Mello (BRA)
3×4 Princess Arbilon (PHI)
*Danilo não competiu

Mais em Pentatlo Moderno