Siga o OTD

Pentatlo Moderno

Marcela Mello está na semifinal do Pan-Americano de tiro em casa

Briga pela grande decisão está marcada para quinta-feira. Campeonato está sendo realizado por videoconferência, e os outros quatro brasileiros que estavam na disputa já foram eliminados

Marcela Mello Pan-Americano de tiro em casa
Brasileira é a única representante do país ainda viva na competição (instragram/marcela_penta)

O Brasil segue vivo no Pan-Americano de tiro em casa! No feminino, Marcela Mello está semifinal e é a única representante do país com chance de título. O torneio, que é disputado por videoconferência, também tinha a participação dos brasileiros Ana Clara Bezerra, João Victor Acioly, Victor Aguiar e William Muinhos.

Depois de começar a terça-feira nas oitavas de final, Marcela Mello passou por duas eliminatórias e está entre as quatro melhores atletas do Pan-Americano na chave feminina. A disputa por uma vaga na decisão acontece na quinta-feira (4).

Como foi a trajetória

Acontecendo desde o sábado (30), o Pan-Americano de Tiro em casa reúne alguns atletas do pentatlo moderno em disputas de tiro. Usando as pistolas de laser, os atletas tem que acertar cinco disparos no alvo no menor tempo possível.

No primeiro dia de competição foi realizada uma classificatória entre todos os participantes. No feminino, Marcela Mello fechou a primeira fase na quinta colocação, tendo como melhor tempo oito segundos para acertar os cinco disparos.

Nas oitavas de final, teve pela frente a equatoriana Marcela Cuaspud e conseguiu a vitória (assista abaixo), se garantindo entre as oito melhores do Pan-Americano de tiro em casa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Por um lugar nas semifinais, a brasileira enfrentou Azul Mandragón, do México, também nesta terça (2). No confronto, Marcela Mello conseguiu acertar cinco vezes o alvo em sete e dez segundos (assista abaixo), fazendo 2 a 0 na melhor de três e avançando de fase.

Diferente de sua compatriota, Ana Clara Bezerra teve como melhor resultado no primeiro dia de competição a marca de 12 segundos e se classificou na 11ª colocação.

Nas oitavas, enfrentou Paula Valencia, da Guatemala. No duelo, Ana foi superada e deu adeus ao Pan-Americano de Tiro em casa. Confira o desempenho da atleta do Brasil na fase eliminatória no vídeo abaixo.

Homens eliminados

Na chave masculina do Pan-Americano de tiro em casa, o Brasil contava com a participação de João Victor Acioly, Victor Aguiar e William Muinhos.

Melhor representante brasileiro na fase classificatória, Victor Aguiar não conseguiu repetir o desempenho na eliminatória.

Depois de passar pela primeira parte com o terceiro lugar geral, Victor começou na fase mata mata já nas oitavas de final, contra o venezuelano Andres Torres. No duelo, foi superado e eliminado da competição. Veja a prova do brasileiro no vídeo abaixo.

Quinto lugar geral na fase de classificação e segundo melhor representante do país, William Muinhos teve que passar por uma primeira rodada eliminatória, antes das oitavas.

Nesta fase, o brasileiro enfrentou e venceu o mexicano Yael Imanol, deixando país com dois representantes entre os 16 melhores. Na busca por uma das vagas nas quartas, duelou contra Sebastián Juca, do Equador.

No confronto, William não teve o mesmo desempenho do que na fase eliminatória anterior e foi eliminado do Pan-Americano de tiro em casa. Veja o desempenho do brasileiro no confronto no vídeo abaixo.

Já João Victor Acioly terminou a fase de classificação na 24ª posição, tendo como melhor resultado os cinco acerto no alvo em 19 segundos, e também seguiu para primeira fase eliminatória, antes das oitavas de final.

Nela, o brasileiro teve como oponente Martin Vargas, do Equador, e foi eliminado.

Entenda o Pan-Americano de tiro em casa

Além do Brasil, ainda vivo com Marcela Mello, a competição também tem atletas da Bolívia, Equador, Guatemala, México, Panamá, Peru e Venezuela. As finais estão previstas para acontecer na sexta (5).

Na disputa tradicional do Pentatlo Moderno, o tiro fazer parte de uma prova combinada com a corrida, ganhando o nome de laser-run. No Pan, está havendo apenas o tiro, com cada atleta tendo que completar três séries de cinco tiros, atirando a uma distância de 10 metros do alvo. A série mais rápida é a que vale.

Mais em Pentatlo Moderno