Siga o OTD

Paris 2024

Confira tudo sobre obras para os Jogos Olímpicos de Paris

O COl analisou como está a organização de Paris 2024, restando pouco mais de um ano para o evento

Paris recebeu a visita de representantes do Comitê Olímpico Internacional, que analisaram como está a organização para os Jogos Olímpicos de 2024 há pouco mais de 400 dias para a abertura do evento. 

+Confira mais do OTD em Paris

Os visitantes fazem parte da Comissão de Coordenação, uma entidade que reúne membros dos comitês olímpico e paralímpico, além de um representante das federações internacionais de esportes de verão.

A comitiva faz vistorias anuais e acompanha o desenvolvimento de instalações esportivas, assim como de obras de infraestrutura. Um dos locais inspecionados foi essa ponte que liga o estádio de Saint-Denis ao Centro Aquático, uma das poucas arenas que está sendo feita do zero.

Sem preocupações em Paris

O presidente da comissão destacou que, pela primeira vez na história, o comitê não tem motivos para se preocupar com o cronograma de construções para o evento, uma vez que tudo está sendo entregue conforme o previsto.

Pierre-Olivier Beckers disse ainda que os representantes do COI vão deixar Paris com um alto nível de confiança. Além disso, ressaltou que essa Olimpíada vai marcar uma nova era em relação aos Jogos Olímpicos modernos. 

Desde 2017, quando a capital francesa foi eleita para receber os Jogos Olímpicos, um dos diferenciais previstos era a maior utilização de espaços públicos e a construção de arenas temporárias. “Não existe uma obra que não tenha algum sentido no legado olímpico ou social para Paris”, enalteceu Beckers.

Orçamento controverso

Se o calendário de obras parece ser um ponto tranquilo, o orçamento da Olimpíada ainda gera discussões. Isso porque o Tribunal de Contas divulgou um relatório em que manifesta fortes incertezas em relação ao equilíbrio entre receitas e despesas do evento.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além disso, outro ponto que chama atenção está relacionado a patrocínios. O Comitê havia anunciado um acordo de 140 milhões de euros com um conglomerado francês de luxo. Contudo, o negócio deu uma esfriada. Sendo assim, nenhum documento foi assinado ainda.

O presidente de Paris-2024 demonstrou tranquilidade. Tony Estanguet disse que o relatório do Tribunal de Contas não apontou fatores que possam causar grandes preocupações para o evento. Ele afirmou ainda que as receitas dos jogos estão sob controle e que 92% do objetivo final deve ser atingido ainda em 2023.

Apresentador do canal Kenjiria, dedicado ao esporte olímpico.

Mais em Paris 2024