Siga o OTD

Paris 2024

Velódromo da Olimpíada é um dos mais modernos do Mundo!

Conheça o velódromo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris-2024, localizado em Saint-Quentin-en-Yvelines, considerado um dos mais modernos do mundo

O OTD em Paris de hoje é fora da Cidade Luz. Visitamos Saint-Quentin-en-Yvelines, cidade que abriga um dos velódromos mais modernos do mundo e que vai ser casa do ciclismo de pista nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris-2024.

+Saiba o preço dos ingressos e quando começam as vendas
+OTD em Paris entrevista Andrew Parsons, presidente do IPC
+Campeões revelam importância do ouro olímpico na busca do hexa
+Dia paralímpico vira festa do esporte na Praça da Bastilha

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Velódromo Nacional da França tem uma estrutura nova e capacidade para 5.000 espectadores. O projeto foi idealizado na candidatura de Paris para a Olimpíada de 2012, na qual a capital francesa foi preterida por Londres. Mesmo assim, o projeto seguiu em frente e foi inaugurado em 2014.

ALTA VELOCIDADE

O Velódromo Nacional foi projetado para ser um dos mais rápidos do mundo. Os ciclistas podem atingir velocidades na casa de 85 km/h. Essa foi uma das características que mais chamaram atenção da canadense Kelsey Mitchell, campeã olímpica em Tóquio-2020. Ela destacou que a pista tem uma inclinação acentuada e que é um dos locais mais rápidos em que ela já pedalou. Kelsey exaltou ainda o público francês, que não para de gritar. Ela adorou essa energia e disse estar ansiosa para retornar para à França em 2024, para a disputa da Olimpíada.

TORCIDA APAIXONADA

Mas não há ninguém melhor para falar sobre a torcida local do que francesa Marie-Divine Kouamé. Ela venceu o Mundial de Ciclismo de pista logo na primeira vez em que disputou a competição e considerou que o apoio dos franceses foi fundamental para a conquista. “Eu me sinto muito forte e encorajada ao competir em frente ao público francês. Eu tenho certeza que muitos nem me conheciam direito, mas todos me apoiaram a cada curva, a cada reta. É incrível.” disse a atleta de 20 anos ao vencer a prova dos 500m do Mundial de Saint-Quentin-en-Yvelines.

O Brasil não tem muita tradição no ciclismo de pista, uma modalidade que faz parte do calendário olímpico desde a primeira edição da Era Moderna, em Atenas 1896. A última participação de um brasileiro foi na Rio-2016, quando Gideoni Monteiro conseguiu classificação após o País ficar 24 anos sem um representante na modalidade.

BMX NA MESMA SEDE

Além do ciclismo de pista, Saint-Quentin-en-Yvelines também vai sediar as competições de BMX. A instalação dessa modalidade é coberta e fica ao lado do Velódromo, mas vai passar por reformas visando os Jogos Olímpicos.

Apesar de ser dedicado ao ciclismo, o Velódromo Nacional também recebe cerca de 40 eventos por ano, como festivais culturais e competições de outros esportes, por exemplo, como crossfit e badminton.

COMO CHEGAR

Outra curiosidade é que o local também abre as portas que o público em geral também utilize a instalação para a prática esportiva. Saint-Quentin-en-Yvelines é um distrito de Montigny le Bretonneux, uma cidade que fica a menos de 30 quilômetros de Paris e ao lado de Versalhes. O Velódromo fica a uns 15 minutos a pé de uma estação que é abastecida por três linhas de trem. A viagem do centro de Paris até aqui dura menos de uma hora.

Apresentador do canal Kenjiria, dedicado ao esporte olímpico.

Mais em Paris 2024