Agenda do dia 7 de setembro – Jogos Paralímpicos de Paris-2024
O décimo e penúltimo dia de competições dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 acontece neste sábado, dia 7 de setembro. O Brasil estará presente em dez modalidades, com chances de medalha no atletismo, natação, judô, canoagem, halterofilismo, no futebol de cegos e no vôlei sentado.
+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024
Atletismo em peso
No atletismo, o Brasil pode ter até 12 finais no Stade de France e a tendência é de o país subir ao pódio diversas vezes. Entre os destaques, a acreana Jerusa Geber, atleta cega mais rápida do mundo, disputa a final dos 200m da classe T11 (deficiência visual). Ricardo Mendonça, ouro nos 100m T37 de Paris-2024, busca a sua segunda medalha na França nos 200m T37. Além de Ricardo, outros dois brasileiros disputam a final da categoria: Bartolomeu Chaves e Christian Gabriel.
Rayane Soares, no 400m (T13), também é uma grande esperança de medalha para o Brasil neste sábado. A brasileira avançou à final da categoria com o segundo melhor tempo geral. Destaques também para as quatro finais diretas com brasileiros: Paulo Henrique Reis (salto em distância T13), Eduardo Pereira (arremesso de peso F34), Paulo Cézar Neto (salto em distância T20) e denilson Floriani (arremesso de peso F63).
- Hentony Neves trisca o pódio no Mundial Júnior de Chuncheon
- Samuel Pupo é campeão do Challenger Series de Ericeira
- Marcelo Demoliner é campeão das duplas de Mouilleron-Le-Captif
- Brasil cai para Mongólia e termina Mundial Jr. com três bronzes
- Brasil estreia com vitória no Sul-Americano Sub-16, na Bolívia
Canoagem com chances de medalhas
O sábado também reserva as disputas das semifinais e finais da canoagem. O Brasil estará presente em cinco categorias e com boas chances de medalhas. Os dois principais destaques são Ferdando Rufino (200m caiaque KL2) e Luís Carlos Cardoso (200m caiaque KL1). Rufino é o atual campeão paralímpico e tricampeão mundial. Por outro lado, Luís é o atual medalhista de prata da categoria e dono de sete medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais. Além disso, o piauiense venceu a sua bateria classificatória nos 200m no Caiaque Kl1 e, assim, garantiu vaga direta na final, sem precisar passar pelas semifinais.
Halterofilismo com campeã paralímpica
No halterofilismo, a paulista Mariana D’Andrea busca o bicampeonato paralímpico na categoria até 73kg. Mariana começa sua disputa às 7h (de Brasília). Ela foi medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e teve um ótimo ciclo até Paris: foi ouro na categoria até 79kg no Mundial de Dubai 2023; ouro na categoria até 73kg na Copa do Mundo de Dubai 2022 e ouro na etapa de Tbilisi da Copa do Mundo 2021. Também foi ouro na categoria até 73kg e bronze na equipe mista nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023.
O Brasil também conta com outros dois representantes no dia. Evânio Rodrigues, da categoria até 88kg, busca a sua segunda medalha paralímpica, já que foi prata na Rio-2016. Por outro lado, Caroline Fernandes, da categoria até 79kg, busca o seu primeiro pódio paralímpico após ter sido bronze na etapa da Copa do Mundo de Dubai 2022.
+SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Natação em despedida
O último dia de competições da natação em Paris-2024 contará com um time de peso do Brasil. Ao todo, o país pode disputar até oito finais neste sábado. Entre os principais destaques do dia estão Lídia Cruz, que já subiu ao pódio na capital francesa, e o revezamento 4x100m livre 34 pontos, que fará a final direta às 15h34.
Judô atrás de mais pódios
Terceiro esporte que mais medalhas trouxe ao país na história do megaevento, o judô segue em busca de mais pódios em Paris-2024 neste sábado. Ao todo, o país tem 28 pódios na modalidade, três deles conquistados na capital francesa. Para amanhã o país contará com seis atletas no tatame da arena do Campo de Marte. Destaque para o paraibano Willians Araújo, que busca seu primeiro ouro em Jogos Paralímpicos. Ele tem uma prata, no Rio 2016, e luta na categoria acima de 90kg da classe J1 (cegos totais ou com percepção de luz).
Futebol de cegos e vôlei sentado decidem o bronze
O Brasil também disputará o bronze em duas modalidades coletivas. No futebol de cegos, às 12h30 (Brasília), jogará contra a Colômbia. É a primeira vez em cinco Jogos Paralímpicos que o Brasil não chega à final do futebol de cegos, que em Paris será entre Argentina e França.
Por fim, no vôlei sentado feminino, a disputa pelo bronze será contra o Canadá, às 10h (Brasília), repetindo o jogo pelo terceiro lugar de Tóquio 2020. Na ocasião, as brasileiras ganharam. Agenda, por fim.Agenda, porém. Agenda, no entanto.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK