Na disputa da categoria até 71kg do levantamento de peso da Olimpíada de Paris-2024, a brasileira Amanda Schott fechou sua participação na oitava posição, atingindo o somatório de 229kg levantados. Esta foi sua estreia em Jogos Olímpicos. O Brasil ainda terá mais uma representante em ação na modalidade: Laura Amaro compete no até 81kg neste sábado (10), a partir das 11h (horário de Brasília).
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Originalmente da categoria até 87kg, Amanda perdeu 16 quilos nos últimos anos para se classificar à Olimpíada. “Desde o momento em que eu realizei que o melhor era passar para essa nova categoria, estou muito realizada com tudo que vem acontecendo na minha vida, e estar nos Jogos Olímpicos é parte disso, incluindo meu desempenho”, comentou a atleta. “Estou muito orgulhosa das cargas que levantei, até mesmo das que não levantei, e de saber que eu fiz o meu melhor. Estou feliz porque me entreguei 100%, sendo eu, Amanda, independentemente do resultado”, completou.
- Minas e JF Vôlei vencem mais uma no Campeonato Mineiro
- Com gol de Marta, Pride vence e mantém invencibilidade
- Kamilla Cardoso anota duplo-duplo em vitória importante do Sky
- Pinheiros bate Paulistano e segue na liderança do Paulista
- Kalani Konig e mais cinco são campeões do STU em Porto Seguro
Sobre a prova
Amanda abriu sua participação nesta sexta-feira (9) com a tentativa para 100kg na prova do arranco. Ela teve êxito no levantamento e logo subiu para a marca de 104kg, onde também concluiu com tranquilidade. Na última oportunidade, a brasileira bateu 106kg e finalizou na sétima posição geral. Liderança para a estadunidense Olivia Reeves (117kg), seguida de Angie Palacios (116), do Equador, e Loredana Toma (115), da Romênia.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na sequência, foi a vez da prova do arremesso. Amanda Schott começou com um erro no peso de 117kg. Logo depois, ela elevou para 123kg e obteve sucesso na sua segunda tentativa. Por fim, Amanda subiu para 131kg e tentou quebrar o recorde brasileiro de 130, que pertencia a ela mesma, mas acabou não concluindo o levantamento. Dessa forma, a brasileira fechou em oitavo lugar com 229kg somados. Olivia Reeves confirmou o favoritismo e se sagrou campeã batendo 262kg. Prata para Mari Sanchez (257kg), da Colômbia, enquanto Angie Palacios (256kg) levou o bronze.
Principais conquistas de Amanda Schott
Representante brasileira na categoria até 71kg, Amanda chegou na França tendo um alcançado um grande feito no início do ciclo olímpico. No Mundial de 2021, ela conquistou o bronze no arranco da disputa até 87kg, se tornando uma das primeiras atletas do país a subir no pódio na história dos Campeonatos Mundiais, ao lado da compatriota Laura Amaro. Nas edições seguintes do torneio, já descendo para o 71kg, Amanda foi 11ª colocada em 2022 e oitava em 2023.
Já em competições continentais, Amanda Schott levou o bronze no Campeonato Pan-Americano de 2021 e nos Jogos Sul-Americanos de 2022. Fora dos principais torneios neste ano, ela se garantiu nos Jogos de Paris-2024 por ter finalizado na 12ª posição do ranking mundial, fora da zona de classificação ao evento multiesportivo (top-10), mas com o lugar assegurado por conta de duas desistências de competidoras de outro países.
“Fui a última a garantir a vaga em Paris e acho que sou a mais feliz! Tive pensamento positivo até o último momento, mas havia um nervosismo por, devido à lesão, eu não ter conseguido fazer o meu índice. Isso me deu uma aflição. Mas vibrei muito quando saiu a classificação”, contou Amanda.
*Com informações da Confederação Brasileira de Levantamento de Peso e do Comitê Olímpico Brasileiro