Siga o OTD

Paris 2024

Juliana Viana tem primeira vitória brasileira do badminton feminino

Em feito histórico, Juliana Viana conquista a primeira vitória no badminton feminino do Brasil em Jogos Olímpicos e tem chance de avançar

Na imagem, Juliana Viana, após acertar a peteca com sua raquete.
Juliana Viana, após acertar a peteca com sua raquete. Foto: Luiza Moraes/ COB

Foi histórico e com muita autoridade! Juliana Viana faz história ao se tornar a primeira brasileira a conquistar uma vitória no badminton torneio simples feminino dentro de uma edição de Jogos Olímpicos. Nesta segunda-feira (29), a atleta derrotou a concorrente de Hong Kong, Sin Yan Happy Lo (47ª do ranking mundial). Assim, Juliana (50ª) entra para a história do esporte e ainda tem chances de classificação.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

A partida, sobretudo, durou 37 minutos e teve dois sets bem distintos. Inicialmente, Juliana encontrou resistência contra a adversária asiática e precisou buscar uma virada. Até a metade do primeiro set, a brasileira manteve o placar próximo, mas viu Sin Yan abrir 17 a 14 próximo aos momentos decisivos. No entanto, com uma recuperação imponente, empatou em 19 a 19 antes de virar e fechar a parcial com 21 a 19. Concluiu com um smash do fundo da quadra em 19 minutos.

Em seguida, Juliana se impôs com relativa tranquilidade no decorrer do segundo set. Aos poucos, construiu uma vantagem larga e teria seis matchpoints com 20 a 14 no marcador. Porém, só precisou do primeiro e fechou com 21 a 14, em um erro de devolução da oponente, em 16 minutos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Dessa forma, a atleta brasileira somou uma derrota da estreia e uma vitória. Em um Grupo D com três competidoras, apenas a primeira colocada avança para o mata-mata. Então, Juliana ainda depende do confronto entre Sin Yan Happy Lo e tailandesa Supania Katethong. A brasileira torce por uma vitória de Hong Kong, com saldo melhor do que sua derrota para a tailandesa para seguir na competição.

Independentemente do desfecho do grupo, Juliana Viana marcou seu nome na história na Arena La Chapelle, Tablado 3.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paris 2024