Siga o OTD

Paris 2024

Corrida Olímpica: esgrima, polo, tiro e vela definem vagas em Paris-2024

Esgrima, Polo Aquático Tiro e Vela definiram 88 vagas. Brasil se prepara para pré-olímpicos no futebol e na vela

Gabriella Kidd mundial vela laser radial
(Matias Capizzano)

A vela e o tiro deram as primeiras vagas de forma oficial através do Mundial de Laser Radial em Mar del Plata e pré-olímpicos asiáticos de tiro. O campeonato europeu de polo aquático definiu as cotas continentais, e além disso, as primeiras Copas do Mundo de Esgrima decidiram matematicamente algumas vagas. O Brasil ganhou uma vaga com Gabriella Kidd no Mundial de Vela, e chega a 145 classificados para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

O país chegou a ter 146 no final de 2023, mas perdeu duas vagas com a falta de índice técnico da equipe de adestramento. Além disso, Ana Sátila disse em entrevista ao Ça Va Paris, do SporTV que vai disputar as três provas do programa olímpico, o que significaria que o Brasil abriria mão de uma das vagas do canoagem slalom. Além disso, o Reino Unido anunciou sua equipe da canoagem slalom para Paris-2024.

Até o final do dia 16 de janeiro, 88 vagas diretas foram definidas neste ano distribuídas dessa forma: 33 na esgrima, 24 no polo aquático 24 no tiro e 7 na vela. Confira então as vagas abaixo.

VAGAS NA VELA

Primeiramente, sete vagas foram decididas pelo Mundial de Laser Radial em Mar del Plata. Brasil conquistou sua primeira vaga do ano, com Gabriella Kidd. Espanha, Finlândia, Irlanda, México, Turquia e Uruguai ficaram com as outras vagas. Como México e Uruguai já tinham vagas pelos Jogos Pan-Americanos, Chile e Ilhas Cayman conquistaram a realocação de suas vagas.

Outras sete vagas serão decididas desta vez no Mundial da Laser em Adelaide, que começa na noite  brasileira do dia 25. Bruno Fontes busca uma das vagas. Ele pode conquistá-la tanto diretamente ou por realocação. Para isso, Argentina, Chile e Guatemala tem que ficar com duas vagas no Mundial.

Se os resultados do Mundial de 2023 fossem repetidos, Guatemala (25º), Singapura (26º), Suécia (29º), Dinamarca (32º), Montenegro (33º), Índia (37º) e Argentina (38º) levariam a vaga, com Brasil e Coreia do Sul levando vagas realocadas. Bruno Fontes ficou em 72º em 23. 

PRÉ-OLÍMPICOS DE TIRO NA ÁSIA

Dois pré-olímpicos de tiro agitaram a Ásia no começo do ano.

Jacarta sediou o pré-olímpico de carabina e pistola, que distribuiu 16 vagas em 8 categorias: Índia levou 4 vagas; Cazaquistão, Coreia do Sul e Mongólia ficaram com 2 vagas, Indonésia, Irã, Paquistão, Tailândia, Taiwan e Vietnã ficaram com 1 cada.

Já na Cidade do Kuwait acontece o pré-olímpico de espingarda que define 8 vagas. AS provas da fossa olímpica aconteceram nesta segunda-feira (15). Mohammad Beyranvand, de 15 anos, levou uma vaga para o Irã, enquanto China ficou com vaga em cada gênero e Taiwan levou a quarta vaga. As 4 vagas do skeet serão decididas neste sábado (20).

PRIMEIRAS VAGAS NA ESGRIMA

O Brasil não teve uma boa campanha nos torneios de esgrima disputados nesta semana. O florete masculino por equipes e Mariana Pistoia, do florete feminino, que estavam próximos de vagas olímpicas diretas, foram eliminados precocemente e a vaga ficou mais difícil. Por enquanto, o país repetiria Tóquio-2020 e levaria duas vagas conquistadas pelo ranking, também com Guilherme Toldo e Nathalie Moellhausen.

No florete masculino, tanto Brasil quanto Canadá caíram em placares apertados na primeira rodada. O Canadá teve 44 a 39 mas perdeu para a Espanha por 45 a 44. Mas o Brasil caiu para a Áustria por 44 a 42. 

Desta maneira, o Brasil segue 15 pontos atrás do Canadá e portanto precisa ficar no mínimo em 10º lugar, e isso se o Canadá for eliminado ainda na primeira rodada na última Copa do Mundo antes do fim do ranking olímpico.

Japão, EUA, Itália, França e Egito foram os primeiros países a se garantir no florete masculino. Enquanto isso, Itália, França, EUA, Japão, Canadá e China se classificaram no florete feminino.

EUROPEUS DE POLO AQUÁTICO

No Campeonato Europeu feminino de Polo Aquático disputado em Eindhoven, os Países Baixos ganhou da Espanha por 8 a 7. A final repetiu a decisão apertadíssima do Mundial, quando os países garantiram suas vagas olímpicas. Deste modo, a vaga europeia foi decidida no bronze, com vitória da Grécia sobre a Itália por 7 a 6.

E finalmente, na final do masculino, Croácia e Espanha decidiram a vaga ainda nesta terça-feira, às 16h15. Apesar da forte torcida em Zagreb, a Espanha venceu a Croácia por 11 a 10 de virada, e garante vaga em Paris.

MAIS PRÉ-OLÍMPICOS EM JANEIRO

Ainda neste mês teremos os seguintes pré-olímpicos, alguns já em andamento. Em negrito os com participação brasileira:

10/01 a 28/01- HANDEBOL: Campeonato Europeu masculino, pré-olímpico, na Alemanha. Vale 1 vaga.
13/01 a 20/01- HÓQUEI SOBRE GRAMA: Pré-Olímpicos femininos, em Ranchi, Índia e Valencia, Espanha. Vale 6 vagas.
13/01 a 21/01- HÓQUEI SOBRE GRAMA: Pré-Olímpicos masculinos, em Muscat, Omã e Valencia, Espanha. Vale 6 vagas.
17/01 a 27/01- HANDEBOL: Campeonato Africano masculino, pré-olímpico, no Cairo, Egito. Vale 1 vaga.
20/01- TIRO: Campeonato Asiático de Espingarda, na Cidade do Kuwait, Kuwait. 2 vagas no skeet feminino e masculino. 4 vagas no total.
20/01 a 11/02- FUTEBOL: Pré-Olímpico da América do Sul, na Venezuela. Vale 2 vagas.
24/01 a 31/01- VELA: Mundial de Laser, em Adelaide, Austrália. Vale vaga olímpica.
26/01 a 28/01- CANOAGEM SLALOM: Pré-Olímpico da Oceania em Penrith, Austrália. 1 vaga para o C1 e K1, feminino e masculino, 4 vagas no total.
26/01 a 03/02- VELA: Campeonato Mundial de IQFoil em Lanzarote, Espanha. Vale vaga olímpica feminina e masculina para a Europa, 2 no total

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Paris 2024