Siga o OTD

Paris 2024

Darlan Romani prioriza cuidar do corpo por medalha olímpica

Depois de sofrer com lesões na preparação para Tóquio-2020 e para o Mundial de 2023, Darlan Romani quer chegar inteiro a Paris-2024

Darlan Romani é um dos principais nomes de uma das provas mais disputadas do atletismo mundial. O arremesso de peso masculino nunca teve tantos atletas de nível tão alto numa mesma geração. Campeão mundial indoor em 2022, o brasileiro acredita que a chave para alcançar a sonhada medalha olímpica em Paris-2024 passa por manter o corpo são, sem nenhum tipo de lesão na preparação para os Jogos do ano que vem.

“O que tem me fortalecido mais foi tudo o que eu tive que passar antes da Olimpíada de 2021. Eu tive cirurgia, eu tive Covid e eu cheguei lá e fiz uma marca. Se eu pegar pra contar todas as semanas que eu consegui treinar consecutivas, eu não cheguei a dois meses de treino consecutivo e ainda assim eu fiz 21,94 m. Meu treinador considera 2021 o meu melhor ano. Se 2019 eu fiz minha melhor marca, em 2021 eu tive cirurgia, crises de hérnia de disco em que eu não conseguia caminhar e ainda tive Covid um mês antes da Olimpíada e fiz 21,94 m”, lembra Darlan Romani, que também passou por problemas físicos para a disputa do Mundial de 2023.

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“No Mundial agora de Budapeste, eu tive uma lesão no ombro. Antes do Mundial, oficialmente eu treinei dois meses e meio. A gente vinha treinando, tive a lesão no ombro e fiquei três semanas parado, eu treino dez semanas e eu faço 22,37 m. Então, eu sei que eu tenho condição (de ganhar uma medalha). Então, eu sentei com meu treinador porque eu preciso ter essa calma, ter esse cuidado com meu corpo para chegar na Olimpíada em busca da tão sonhada medalha”, explica Darlan Romani.

PAN EM SEGUNDO PLANO

Por causa disso, Darlan Romani deixou de lado a preparação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Campeão do arremesso de peso em Lima-2019, ele vai defender o título na capital chilena, mas montou a periodização do seu treinamento sem priorizar a competição. “A gente vai treinar para competir no Pan-Americano, mas não como a principal competição do ano. Se eu fosse priorizar o Pan-Americano, eu ia quebrar meu ciclo (de treinamento) para Paris e podia colocar em risco a Olimpíada. Mas estamos treinando bem e podemos conseguir um bom resultado”, finalizou o atleta.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Paris 2024