Siga o OTD

Paris 2024

Sistemas classificatórios do vôlei e vôlei de praia são divulgados

FIVB anuncia alterações no sistema de classificação olímpica do vôlei para Paris 2024

Potência mundial, o Brasil terá novos caminhos para se classificar no vôlei e no vôlei de praia para Paris 2024
Fernanda Garay ataca bola na final olímpica de Tóquio 2020 (Wnader Roberto/COB)

A Federação Internaiconal de Vôlei (FIVB) divulgou nesta quarta-feira (06) os novos sistemas qualificatórios olímpicos do vôlei e do vôlei de praia para os Jogos de Paris 2024. A principal novidade é no vôlei, em que o formato do sistema foi alterado e não haverá mais a disputa de torneios pré-olímpicos continentais para definir classificados.

Doze seleções por naipe participarão do vôlei nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Como nação anfitriã, a França já tem vaga garantida tanto no masculino quanto no feminino. As outras 11 vagas por gênero serão distribuídas de duas formas: seis delas virão por meio de pré-olímpicos mundiais e cinco através do ranking mundial, encerrado após a Liga das Nações de 2024.

+ Empresa espanhola chega ao Brasil para apoiar o esporte olímpico rumo a Paris 2024

As primeiras seis cotas olímpicas serão distribuídas nos pré-olímpicos, que serão realizados entre setembro e outubro de 2023. Apenas as 24 equipes mais bem colocadas no ranking mundial da FIVB poderão participar. Elas serão divididas em três grupos de oito times cada, e os dois primeiros colocados garantirão vaga em Paris 2024. Segundo a FIVB, as seleções que participarão desses torneios serão definidas já em outubro deste ano.

As vagas restantes serão alocadas aos cinco países mais bem colocados no ranking mundial da FIVB – que ainda não estejam classificados – após a disputa da fase preliminar da Liga das Nações de 2024. Para garantir o princípio de universalidade, as seleções cujos continentes ainda não têm equipes classificadas serão priorizadas neste formato. Ou seja, se algum continente não garantir vaga por meio do pré-olímpico mundial, terá classificação assegurada por meio do ranking.

+ Confira a tabela da Liga das Nações 2022

Novo formato

FIVB divulgou novo formato também do sistema de disputa do vôlei para Paris 2024
FIVB divulgou novo formato também do sistema de disputa do vôlei para Paris 2024 (Foto: Reprodução/FIVB)

Além da mudança no sistema qualificatório olímpico, o Conselho da FIVB também aprovou mudança no formato de disputa do vôlei durante o torneio de Paris 2024. Agora, a primeira fase reunirá as 12 equipes classificadas divididas em três grupos de quatro seleções cada. Em Tóquio e nas edições anteriores, haviam dois grupos de seis.

No novo formato, os dois melhores de cada grupo avançam às quartas de final, assim como os dois melhores segundos colocados. A partir do mata-mata, a disputa segue sem alterações.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Vôlei de praia

Vôlei de praia será disputado aos pés da Torre Eiffel em Paris 2024
Vôlei de praia será disputado aos pés da Torre Eiffel em Paris 2024 (Foto: Divulgação/Paris 2024)

Para o vôlei de praia de Paris 2024, que ocorrerá no pé da Torre Eiffel, pouca coisa foi alterada em relação ao que ocorreu em Tóquio 2020. Participarão 24 duplas por naipe, havendo um máximo de duas por país por gênero. A França tem uma dupla garantida no masculino e no feminino. As outras 23 equipes serão definidas por meio de três processos.

As duplas campeãs do Campeonato Mundial de vôlei de praia de 2023 garantirão vaga automática nos Jogos. Também se classificarão as 17 parcerias mais bem ranqueadas no ranking olímpico (que contará com os 12 melhores resultados de cada dupla), no período entre 1º de janeiro de 2023 e 10 de junho de 2024. As outras cinco cotas serão distribuídas aos campeões dos torneios pré-olímpicos continentais, a serem realizados entre 13 e 23 de junho de 2024.

+ Saiba tudo sobre Paris 2024

Todas as vagas conquistadas no vôlei de praia não são nominais, ou seja, são de direito dos países, não dos atletas. Caberá aos comitês olímpicos nacionais realizar as escolhas de seus representantes. Os Jogos Olímpicos de Paris estão marcados para acontecer entre 26 de julho a 11 de agosto de 2024.

Mais em Paris 2024