Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Comitê Paralímpico suspende competições em sua sede

Medida vai até dia 5 de junho e inclui cancelamento de eventos importantes para os paratletas da equipe de Taubaté, que seguem treinando normalmente

Alessandro da Silva - Arremesso de peso (Foto: Divulgação/CPB)
Alessandro da Silva, do arremesso de peso, continua treinando no Centro Paralímpico (Foto: Divulgação/CPB)

Seguindo orientações para a prevenção contra a pandemia do Coronavírus (COVID 19), o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB anunciou a suspensão de todas suas atividades e competições até o dia 5 de junho.

A medida atinge diretamente o calendário de competições da equipe de Paratletismo do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté.

Os paratletas taubateanos tinham como principais competições neste primeiro semestre o Open Grand Prix Internacional (28 a 29 de março) e a Etapa Regional São Paulo do Circuito Brasil Loterias Caixa de Paratletismo (03 a 05 de abril). Ambas seriam realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Apesar da paralisação geral nas competições, a equipe segue treinando normalmente, já que as competições a partir de junho, até o final de 2020, seguem mantidas, em especial os Jogos Paralímpicos de Tóquio, que acontecerão de 25 de agosto a 06 de setembro.

Da equipe taubateana, o lançador Alessandro da Silva (classe F11), já tem vaga garantida para os Jogos Paralímpicos em duas provas: Lançamento de Disco e Arremesso de Peso. Alessandro é o atual Campeão Paralímpico no Disco, atual Bicampeão Mundial no Disco, e no Campeonato Mundial de Paratletismo de 2019, conquistou um inédito Bronze no Arremesso de Peso.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Segundo Guto Nascimento, técnico e coordenador da equipe de alto rendimento de paratletismo do Programa Esporte para Todos, os trabalhos seguirão normalmente nos treinos. Para ele, o principal ponto é a indefinição em relação à data limite que os paratletas terão para obtenção de índice para os Jogos de Tóquio.

“O CPB cancelou todas as competições até 5 de junho, e o prazo para obtenção de índice para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, seria 13 de maio. O que nós acreditamos é que o Comitê Paralímpico Internacional vai estender esse prazo, por conta dessa situação que é global, e aí voltando, nós teremos não mais que duas competições com possibilidade de obtenção de índice para Tóquio”, explicou.

A equipe de Taubaté tem ainda paratletas com condições reais de obtenção de índice Paralímpico, como é o caso de Michel Gustavo (classe F47), no Salto em Distância.

Planejamento de treinos

Outro ponto que demanda atenção da comissão técnica da equipe de Taubaté é em relação à periodização dos treinamentos dos atletas, que pode sofrer mudanças por conta dessa pausa forçada do calendário.

“No caso do Alessandro, que já tem vaga em Tóquio, a periodização não muda. O plano é que ele atinja o pico da forma física lá no Japão. Isso mudaria apenas caso houver alguma mudança na data de realização das Paralimpíadas. Mas se isso não acontecer, o plano de treino dele segue normal.”, explicou Guto Nascimento.

Já para os paratletas da equipe que têm como meta as competições nacionais – as duas fases nacionais do Circuito Loterias Caixa e o Campeonato Brasileiro de Paratletismo -, o treinador explica que haverá adaptações: “Não voltaremos para uma nova fase de base, como se estivéssemos iniciando a temporada, mas vou adaptar as fases de treinamento de musculação, especialmente para os arremessadores e lançadores. Isso evita que todo o trabalho de condicionamento e treinos técnicos já feitos até agora seja perdido, e mantém os atletas dentro de uma programação correta visando o seguimento do calendário.”, completou.

Calendário de competições Paratletismo 2020

  • 10 a 12 de julho: 2ª Fase Nacional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo.
    Local: CT Paralímpico, em São Paulo.
  • 22 a 25 de julho: Paralimpíadas Universitárias 2020.
    Local: CT Paralímpico, em São Paulo.
  • 03 a 24 de agosto: Aclimatação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio.
    Local: Hamamatsu, Japão.
  • 25 de agosto a 06 de setembro: Jogos Paralímpicos de Tóquio, Japão.
  • 30 de setembro a 03 de outubro: Campeonato Brasileiro de Paratletismo.
    Local: CT Paralímpico, São Paulo.

Mais em Paralimpíada Todo Dia