Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jovane Guissone leva ouro na Etapa de Eger da Copa do Mundo

Esgrimista brasileiro dá show na Etapa da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas de Eger, Hungria, vence 9 de 10 jogos no dia e leva o ouro para o Brasil.

Brasileiros caem cedo na Etapa de Eger da Copa do Mundo
crédito: reprodução instagram

A sexta-feira foi dourada para a esgrima paralímpica brasileira. Na etapa da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas de Eger, Hungria, Jovane Guissone venceu 9 dos 10 jogos que disputou na espada masculina e conquistou a medalha de ouro com autoridade.

Medalhista de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres em 2012, Guissone foi o único dos cinco brasileiros que entraram em ação nessa sexta-feira a vencer mais do que uma partida na fase de grupos e a avançar à fase final do torneio. Os outro quatro atletas não tiveram um bom dia de competições, só obtendo 3 vitórias em 22 jogos.

O Olimpíada Todo Dia faz um resumo do trajeto do brasileiro até o topo do pódio e dos resultados dos outros atletas nas outras categorias.

Inspirado, esgrimista perdeu só uma no dia. Revanche e vitória sobre campeão olímpico marcaram campanha até a final

Jovane Guissone, que ontem também já havia sido o melhor brasileiro no dia ao conquistar uma 7ª colocação geral, obteve cinco vitórias e apenas uma derrota na fase de grupos, se classificando como o sexto melhor entre todos os competidores.

Nas oitavas de final, não teve dificuldades contra o polonês Radoslaw Grad e venceu por 15/6, conseguindo assim, uma vaga entre os 16 melhores. Por volta das 12:30 do horário de Brasília, jogou com outro polonês; Kamil Rzasa, 11º melhor esgrimista após a rodada de classificação. Jovane Guissone novamente não teve problemas e venceu por 15 a 4.

Inspirado, o esgrimista seguiu dando show na Hungria. Venceu o confronto das quartas de final com tranquilidade, fechando o jogo em 15/8. O adversário foi simplesmente o bielorrusso Andrei Pranevich, campeão da espada B nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Antes de chegar à final, Jovane Guissone obteve sua revanche no dia. Isso porque o adversário da semi foi o russo Alexander Kurzin, único esgrimista a vencer o brasileiro na fase de grupos da competição por 5 a 2. No segundo embate entre os dois, o russo, quarto melhor após a fase classificatória, não conseguiu parar o brasileiro e foi derrotado por 15/8.

O adversário da final foi o francês Yannick Ifebe, quarto melhor após a fase classificatória e que acabara de eliminar o compatriota Peter Yohan, número um após a fase de grupos, num dramático 15 a 13. Esperava-se novo equilíbrio na disputa pelo ouro, mas Guissone seguiu jogando em alto nível, aplicando os mesmos 15/8 obtidos nas quartas e na semifinal levando assim, a tão sonhada medalha dourada.

Outros 4 brasieliros só obtiveram 3 vitórias

Moacir Ribeiro e Alex Sandro de Souza foram os primeiros brasileiros a competir em Eger. Na categoria A do florete masculino, somaram uma vitória e onze derrotas no total e não avançaram à fase final.

Moacir perdeu todos os seus seis jogos (0/5, 2/5, 2/5, 0/5, 1/5 e 1/5) e terminou em 38º na classificação final. Alex venceu um jogo por 5 a 1, mas perdeu seus outros cinco jogos (3/5, 0/5, 1/5, 1/5 e 1/5), ficando na 34ª colocação, quatro acima de Moacir.

No sabre feminino duas brasileiras competiram. Mônica Santos fez 5 jogos no dia e saiu derrotada quatro vezes (3/5, 1/5, 2/5 e 0/5). Sua única vitória não foi suficiente para classificá-la para a fase final da competição e deixou-a na 21ª colocação geral. Fabiana Soares teve participação semelhante. Conseguiu apenas uma vitória (5/0) e quatro derrotas (2/5, 0/5, 0/5 e 3/5) e terminou em 23º lugar na classificação geral.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE

A etapa de Eger da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas é a última fase aberta do continente europeu que contará pontos para a classificação aos Jogos Paralímpicos de 2020.

A próxima etapa da Copa do Mundo de Esgrima será no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre os dias 11 e 14 de março. 

Mais em Paralimpíada Todo Dia