Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Marcelo Marton é tetra brasileiro da carabina 10m paralímpica

O paranaense comandou a prova desde o início e deixou para os adversários somente a disputa pela medalha de prata

Marcelo Marton, tetracampeão do Brasileiro de Tiro Esportivo paralímpico
(Miriam Jeske/CPB/Exemplus)

O paranaense Marcelo Marton foi campeão na Carabina de Ar 10m (R1) pelo quarto ano consecutivo, no Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo paralímpico. Ao todo, 35 atiradores de seis estados participam do campeonato, que finaliza a temporada 2019 da modalidade.

O Brasileiro de Tiro Esportivo paralímpico foi realizado no Centro Militar de Tiro Esportivo, em Deodoro, no Rio de Janeiro até este domingo (1º). Na sexta (29) o gaúcho Geraldo Von Rosenthal conquistou seu primeiro ouro na pistola de ar 10m.

Marcelo assumiu a liderança da prova desde o começo e se distanciava mais do segundo colocado a cada tiro até se sagrar campeão com 240,1 pontos.

A emoção foi garantida na disputa pela prata. Carlos Garletti conseguiu empatar com Geremias Soares, que estava em segundo. No último disparo, Geremias foi mais preciso e levou a prata (232,4). Garletti ficou com o bronze (212,1).

“Já é meu quarto título. Estou feliz com o tetra, mas hoje eu fiz marcas abaixo do que costumo fazer. Era para eu ter alcançado uma vantagem maior dos adversários”, comentou Marcelo Marton, que se tornou paraplégico após um acidente com arma de fogo.

O Brasileiro de Tiro Esportivo encerra o calendário nacional da modalidade e é a competição com maior atribuição de pontos para o ranking brasileiro. O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e o ranking nacional serve como base para bolsas da próxima temporada.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Esta competição também é uma oportunidade para os atletas atingirem o índice classificatório para as competições internacionais da próxima temporada.

Em maio, na etapa de Lima da Copa do Mundo de tiro esportivo paralímpico, os atiradores terão a última chance para carimbarem seus passaportes para o Japão. Nesta competição, será distribuída uma vaga por prova ao atleta melhor colocado que ainda não estiver classificado para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Até o momento, o paulista Alexandre Galgani é o único representante nacional com vaga garantida pela modalidade na próxima edição dos Jogos Paralímpicos. Ele conquistou seu lugar na principal competição do ciclo na etapa de Al Ain da Copa Mundo de Tiro Esportivo, nos Emirados Árabes Unidos, em fevereiro.

Brasileiro de Tiro Esportivo – 2º Dia

R1 – Carabina de Ar masculina 10m, classe SH1:
1º lugar – Marcelo Marton 240.1
2º lugar – Geremias Soares 232.4
3º lugar – Carlos Garletti 212.1

R2 – Carabina de Ar feminina 10m, classe SH1:
1º lugar – Clenilza Gonçalves
2º lugar – Silvia Martines

P3 – Pistola Sport mista 25m, classe SH1:
1º lugar – Sergio Vida
2ºlugar – Geraldo Rosenthal
3º lugar – Elloisa Rodrigues

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia