Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Carol Santiago bate duas vezes recorde mundial paralímpico

Nadadora baixa do 1min15s, crava duas vezes o melhor tempo da história dos 100m peito SB12 e ainda garante vaga para os Jogos de Lima

Alê Cabral/CPB

A nadadora pernambucana Carol Santiago, 33, quebrou duas vezes, nesta sexta-feira, 26, o recorde mundial dos 100m peito classe SB12, para atletas com baixa visão. É a segunda marca histórica quebrada no Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação 2019, que ocorre ate sábado, 27, no CT Paralímpico, em São Paulo. Na quinta-feira, 25, Vinicius Rodrigues obteve o feito nos 100m T63, para amputados de perna, no atletismo. O evento reúne 602 atletas de 20 países.

Carol venceu sua eliminatória dos 100m peito SB12 com o tempo de 1min14s94, oito centésimos abaixo do tempo da alemã Elena Krawzow (1min15s02), estabelecido em Eindhoven, na Holanda, no início deste mês. Na parte da tarde, retornou ao centro aquático e venceu a final da prova com o tempo de 1min14s79. É o primeiro recorde mundial da natação feminina paralímpica brasileira desde 2004, quando Fabiana Sugimori faturou os 50m livre nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004.

Esta é a estreia de Carol Santiago em competições internacionais. A atleta praticava natação convencional até outubro passado, em Recife. Por ter nascido com Síndrome de Morning Glory (alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão), chamou a atenção de seu treinador, que entrou em contato com Ana Paula Brandão, técnica do Grêmio Náutico União, de Porto Alegre, para analisar a possibilidade de uma transição ao esporte paralímpico. Obteve sua classificação funcional e rapidamente destacou-se no Campeonato Brasileiro de 2018.

“Estou muito feliz e emocionada por ter conseguido quebrar este recorde mundial. Fui apresentada ao esporte paralímpico recentemente e não poderia me sentir melhor. Ainda tenho pela frente a etapa nacional do Circuito Loterias Caixa, em maio, mas estou muito ansiosa para disputar as competições internacionais deste ano pelo Brasil”, disse Carol Santiago.

A atleta passou o último mês no CT Paralímpico, onde fez um trabalho específico com Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. No Open, registrou ainda os novos recordes continentais dos 50m e 100m livre, classe S12. No sábado, encerrará sua participação nos 100m borboleta.

O Open Loterias Caixa de Atletismo e Natação é chave para a classificação aos respectivos Mundiais e aos Jogos Parapan-Americanos de Lima, que acontecerão no segundo semestre. Carol carimbou seu passaporte para ambos os eventos com a performance desta semana.

Outros recordes das Américas caíram nesta sexta. Gabriel Cristiano tornou-se o mais veloz dos 50m livre S8, com 26s63, e Cecília Araújo venceu a versão feminina da prova em 30s69 cravados. No atletismo, a argentina Antonella Ruiz venceu o lançamento de disco feminino F41 e tornou-se recordista continental, com 24,51m.

Vale ressaltar também que o Open ainda faz parte do Grand Prix de atletismo e da World Series de natação, que são circuitos organizados pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). As Seleções Brasileiras também terão a concorrência de atletas de clubes nacionais, que atingiram os índices estabelecidos para obter a classificação ao Open.

Além do Brail, África do Sul, Argentina, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Honduras, Índia, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela estarão representados no Open Internacional Loterias Caixa 2019.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia