Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil abre Mundial de Halterofilismo com 3 medalhas

Lucas Santos
Daniel Zappe/MPix/CPB

O Brasil brilhou no primeiro dia do Mundial Paralímpico de Halterofilismo. Em Nur-Sultan, capital do Cazaquistão, nas categorias Júnior, Lucas Santos, na prova até 49 kg, e Marcos Trentino, na de até 54kg, conquistaram a medalha de ouro. E para encerrar o dia, Vinicius Freitas levou a prata na categoria até 80kg.

O primeiro brasileiro em ação foi Lucas Santos, de 17 anos. Ele ergueu 126 kg e sagrou-se campeão mundial júnior da categoria até 49kg pela segunda vez seguida. Ele já havia subido ao degrau mais alto do pódio na Cidade do México, há dois anos. Confira a vibração de Lucas no vídeo abaixo.

“A competição foi do jeito que eu gosto, com os atletas muito próximos em termos de marca. Esperava conquistar o bicampeonato e felizmente pude alcançá-lo. Espero continuar evoluindo daqui em diante”, disse Lucas, acometido por uma infecção no fêmur da perna direita no nascimento, o que ocasionou má-formação no membro.

Na sequência, foi a vez de Marcos Trentino, de 20 anos. Após registrar levantamentos de 93kg e 95kg nas duas primeiras tentativas, o brasileiro foi ultrapassado pelo cazaque Zakhar Buimov, que posicionou-se à frente com os mesmos 95kg. Marcos se intimidou e conseguiu os 96kg necessários para assegurar o segundo ouro brasileiro do dia.

“Eu estou muito feliz com a prova que eu fiz hoje. Agradeço a Deus e aos meus treinadores que me ajudaram a chegar nesta conquista. Consegui a medalha de ouro que mostra que eu estou no caminho certo. É uma luta diária que travamos e essa vitória me deixa muito contente”, disse Marcos, que sofreu paralisia infantil no momento de seu nascimento, o que afetou o movimento dos membros inferiores.

Encerrando o dia, Vinícius Freitas, de 19 anos, ergueu 116kg e acabou ficando com a prata na categoria até 80kg, ficando atrás apenas do grego Athanasios Vagenas, que levantou 130kg.

O Brasil contou ainda com a participação de Lara Aparecida, de 16 anos, na divisão feminina até 41kg. A brasileira, porém, queimou as três tentativas a que tinha direito e ficou fora do pódio.

O Brasil levou ao Mundial Júnior de Halterofilismo a segunda maior delegação do evento. Apenas os donos da casa, com seis atletas, tem representatividade maior.

Neste sábado, têm início as disputas das classes adultas do Mundial de Halterofilismo. Lara Aparecida representará o Brasil entre as mulheres com até 41kg, às 2h30 (de Brasília), enquanto o potiguar João Maria de França Júnior estará em ação entre os homens com até 49kg, a partir das 5h30. O Mundial se estende até 20 de julho e conta com 11 representantes brasileiros entre os 488 atletas de 76 países, no Congress Center, moderno complexo inaugurado em 2017.

Mais em Paralimpíada Todo Dia