No terceiro dia de competições nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Santiago 2025, neste domingo (02), o Brasil manteve a invencibilidade no goalball. Foram mais três vitórias, uma no masculino e duas no feminino, e alcançou, com o brasiliense Filipe Eduardo Aguiar, a final no tiro com arco.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
A Seleção masculina foi a primeira a entrar em quadra no goalball. Diante da Colômbia, vitória por 13 a 3, em jogo pela fase de grupos. No dia anterior, a equipe venceu o Canadá e empatou com a Argentina. Em seguida, a Seleção feminina fez duas partidas, com duas vitórias: 6 a 5 sobre o México e 6 a 1 sobre o Chile, também em duelos pela fase de grupos. Antes, as brasileiras bateram Canadá e Argentina.
No arco recurvo feminino, a tocantinense Nathalia Nunes avançou até as semifinais, em que foi derrotada pela colombiana Maira Rocha. Assim, o Brasil disputará o bronze na segunda-feira contra a chilena Inés Aguilera. Por outro lado, no torneio masculino, o brasiliense Filipe Eduardo Aguiar garantiu um lugar na grande final, que também terá sua disputa no mesmo dia. Seu adversário será o colombiano Juan Osorio.
O Brasil esteve em quadra três vezes no tênis em cadeira de rodas e saiu de quadra com a vitória em todas as oportunidades. Nas duplas, os mineiros Luiz Calixto e Lucas Rodrigues Dutra derrotaram os peruanos André Alberca e Angel Gonzalez por 2 sets a 0, com um duplo 6/0. Os dois também venceram na chave de simples. Calixto encarou o argentino Joaquin Lezama e fez 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/0. Na partida mais equilibrada do dia, Dutra superou o colombiano Samuel Caicedo por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 e 6/3.
Outras modalidades com brazucas
No tênis de mesa, foram 24 jogos com brasileiros nas duplas masculinas, femininas e mistas, em jogos pela fase de grupos de cada torneio. O Brasil venceu todas as partidas. Porém, pelas oitavas de final da classe 14-18, o rondoniense Guilherme Colares e o paulista João Pedro Narvais perderam para os anfitriões Juan Roco e Marcelo Sánchez por 3 sets a 2 (8/11, 8/11, 11/4, 11/7 e 11/5). No mesmo torneio, os paulistas Ryan Santos e Jean Carlos Mashki caíram para a dupla argentina formada por Eithan Skliarsky e Fausto Barrientos por 3 sets a 0 (11/8, 11/5 e 13/11).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
No basquete em cadeira de rodas 5×5, o Brasil enfrentou a Argentina e sucumbiu por 48 a 34, acumulando o segundo resultado negativo na competição. Já na categoria 3×3, a Seleção feminina fez duas partidas. Contra as chilenas, vitória por 6 a 1; contra as argentinas, algozes do dia, derrota pelo mesmo placar.
* Com informações do Comitê Paralímpico do Brasil (CPB).
Você deve estar logado para postar uma comentário Login