Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

 

Brasil segue invicto no goalball e alcança final no tiro com arco



No resumo do dia 3 do Parapan de Jovens, o Brasil conquistou três vitórias no goalball, avançou no tiro com arco e no tênis



Na imagem, Brasil x México, no goalball, pelo Parapan de Jovens Santiago 2025.
Brasil x México, no goalball, pelo Parapan de Jovens Santiago 2025. Foto: Abelardo Mendes Jr/ CPB

No terceiro dia de competições nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Santiago 2025, neste domingo (02), o Brasil manteve a invencibilidade no goalball. Foram mais três vitórias, uma no masculino e duas no feminino, e alcançou, com o brasiliense Filipe Eduardo Aguiar, a final no tiro com arco.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

A Seleção masculina foi a primeira a entrar em quadra no goalball. Diante da Colômbia, vitória por 13 a 3, em jogo pela fase de grupos. No dia anterior, a equipe venceu o Canadá e empatou com a Argentina. Em seguida, a Seleção feminina fez duas partidas, com duas vitórias: 6 a 5 sobre o México e 6 a 1 sobre o Chile, também em duelos pela fase de grupos. Antes, as brasileiras bateram Canadá e Argentina.

No arco recurvo feminino, a tocantinense Nathalia Nunes avançou até as semifinais, em que foi derrotada pela colombiana Maira Rocha. Assim, o Brasil disputará o bronze na segunda-feira contra a chilena Inés Aguilera. Por outro lado, no torneio masculino, o brasiliense Filipe Eduardo Aguiar garantiu um lugar na grande final, que também terá sua disputa no mesmo dia. Seu adversário será o colombiano Juan Osorio.

O Brasil esteve em quadra três vezes no tênis em cadeira de rodas e saiu de quadra com a vitória em todas as oportunidades. Nas duplas, os mineiros Luiz Calixto e Lucas Rodrigues Dutra derrotaram os peruanos André Alberca e Angel Gonzalez por 2 sets a 0, com um duplo 6/0. Os dois também venceram na chave de simples. Calixto encarou o argentino Joaquin Lezama e fez 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/0. Na partida mais equilibrada do dia, Dutra superou o colombiano Samuel Caicedo por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/6 e 6/3.

Outras modalidades com brazucas

No tênis de mesa, foram 24 jogos com brasileiros nas duplas masculinas, femininas e mistas, em jogos pela fase de grupos de cada torneio. O Brasil venceu todas as partidas. Porém, pelas oitavas de final da classe 14-18, o rondoniense Guilherme Colares e o paulista João Pedro Narvais perderam para os anfitriões Juan Roco e Marcelo Sánchez por 3 sets a 2 (8/11, 8/11, 11/4, 11/7 e 11/5). No mesmo torneio, os paulistas Ryan Santos e Jean Carlos Mashki caíram para a dupla argentina formada por Eithan Skliarsky e Fausto Barrientos por 3 sets a 0 (11/8, 11/5 e 13/11).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

No basquete em cadeira de rodas 5×5, o Brasil enfrentou a Argentina e sucumbiu por 48 a 34, acumulando o segundo resultado negativo na competição. Já na categoria 3×3, a Seleção feminina fez duas partidas. Contra as chilenas, vitória por 6 a 1; contra as argentinas, algozes do dia, derrota pelo mesmo placar.

* Com informações do Comitê Paralímpico do Brasil (CPB).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Paralimpíada Todo Dia