Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

 

Evani e Matheus vão à semifinal da chave de duplas em Beijing



Na classe BC3, Evani Calado e Matheus Carvalho lideram grupo em etapa chinesa da Copa do Mundo de Bocha



Evani Calado e Matheus Carvalho na Copa do Mundo de Bocha
Foto: Reprodução/Evani Calado

O Brasil pode conquistar sua terceira medalha na etapa de Beijing da Copa do Mundo de Bocha. Isso porque na manhã desta sexta-feira (13), Evani Calado e Matheus Carvalho se classificaram para a semifinal por duplas da classe BC3 após liderança na fase de grupos. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Eles já haviam estreado com vitória de 4 a 1 contra dupla da Arábia Saudita, e venceram mais duas vezes nesta manhã. Primeiro, enfrentaram dupla indiana e conseguiram a vitória pelo placar de 7 a 0. Para decidir o primeiro lugar do grupo B, bateram franceses por 4 a 3. 

Na semifinal, enfrentam atletas de Singapura, que terminaram a fase classificatória na segunda posição da outra chave. Partida que decide vaga na final acontece na madrugada de sábado (14), à 1h no horário de Brasília. Tanta a disputa pelo ouro quanto pelo bronze acontecem às 5h. Japão e França decidem a outra vaga.

Brasil esteve em ação em mais duas categorias na Copa do Mundo de Bocha: uma de duplas e uma por equipes. Na classe BC1/2, José Carlos Chagas, Maciel Santos e Andreza Oliveira acabaram eliminadas na primeira fase mesmo com vitória na estreia contra o Canadá, por 8 a 1. Em grupo bastante difícil, foram superados por Hong Kong (6 a 5) e anfitriões chineses (10 a 1).

Nas duplas da classe BC4, Laissa Guerreira e Eliseu dos Santos até venceram egípcios na noite de quinta-feira (12), já adentrando a madrugada, por 7 a 2, se recuperando de derrota sofrida para o Japão no primeiro dia. Em disputa direta por classificação para a segunda fase, acabaram sofrendo segundo e definitivo revés na competição – 6 a 0 para a China

Ouro e Prata 

Após campanha irretocável na primeira fase, onde venceu seus três jogos e anotou 31 ends (média superior a 10 por partida), Maciel Santos não tomou conhecimento do chinês Zhiqiang Yan e se sagrou campeão da classe BC2 com 9 a 0 na Copa do Mundo de Bocha. Na semifinal, já havia despachado o sul-coreano Minkyu Seo por 10 a 2.

Quem também volta da China com medalha no pescoço é Eliseu dos Santos. No BC4 masculino, acabou sendo derrotado na decisão pelo chinês Yuansen Zheng por 6 a 2, mas foi ao pódio com quatro vitórias e apenas duas derrotas.

Mais em Paralimpíada Todo Dia