8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Halterofilismo abre temporada com campeãs paralímpicas

Tayana Medeiros e Mariana D’Andrea, campeãs paralímpicas de Paris 2024, estarão presentes no Nacional do Circuito de Halterofilismo

Mariana D'Andrea, principal representante do Brasil na etapa de Dubai da Copa do Mundo de halterofilismo (Foto: Alessandra Cabral/CPB)
(Alessandra Cabral/CPB)

O Circuito de halterofilismo abre a temporada 2025 das competições promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) neste final de semana, nos dias 29 e 30. A disputa, que acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, contará com a participação de cerca de 160 atletas de clubes de nove estados (AC, AM, MG, PE, PR, RJ, RN, SE e SP), além do Distrito Federal. O evento, organizado pelo CPB, terá transmissão ao vivo no YouTube durante os dois dias, a partir das 7h30.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

A temporada de 2025 do halterofilismo contará com importantes eventos ao longo do ano. A Segunda Etapa Nacional do Circuito de Halterofilismo acontecerá nos dias 21 e 22 de junho, seguida pelo Campeonato Brasileiro da modalidade, que será realizado de 5 a 7 de dezembro, ambos no CT Paralímpico, em São Paulo. Além disso, o halterofilismo integrará o Meeting Paralímpico 2025, um evento que passará por todos os Estados e pelo Distrito Federal entre abril e agosto. No cenário internacional, a principal competição será o Campeonato Mundial.

Partcipação das campeãs paralímpicas

Dentre as participantes da etapa de abertura, neste final de semana, a paulista Mariana D’Andrea e a carioca Tayana Medeiros, campeãs dos Jogos de Paris 2024, disputarão medalhas em suas respectivas categorias de peso (até 73kg e até 86kg, respectivamente). “Este é um evento muito importante para mim. Vou buscar um bom desempenho neste início de temporada. A meta é chegar a uma marca bem próxima da minha melhor performance na minha categoria atual para continuar aumentando os pesos, porque quero me tornar bicampeã mundial”, disse a halterofilista bicampeã paralímpica (Tóquio 2020 e Paris 2024), que representa o clube Aesa/ITU-SP e tem baixa estatura.

Campeã paralímpica pela primeira vez no ano passado, Tayana revelou que espera começar 2025 com um bom resultado para impulsioná-la em sua busca pelo pódio no Campeonato Mundial. “Estou treinando intensamente para esta primeira competição, que já vale qualificação para o Mundial. Quero conquistar um resultado forte, mas sei que ainda vou continuar evoluindo para alcançar meu melhor desempenho no Egito”, explicou Tayana. Nos Jogos de Paris 2024, ela conquistou o título na categoria até 86kg, com um levantamento de 156kg, a maior carga já suportada por ela. Tayana representa a equipe Praia/CDDU/Futel e tem artrogripose, uma condição que afeta o movimento das pernas.

Além disso, outras duas medalhistas paralímpicas de Paris também estarão no CT. A mineira Lara Lima, medalhista de bronze na categoria até 41kg e representante do Praia/CDDU/Futel-MG, compete no sábado, 29, a partir das 7h30. Já a amazonense Maria de Fátima Castro, que conquistou o bronze na categoria até 67kg pela Adefa-AM, estará em ação às 10h do mesmo dia.

Formada em Jornalismo pela PUC-SP e apaixonada pelo universo esportivo e por Ginástica Rítmica

Mais em Paralimpíada Todo Dia