8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Vitor Tavares testará mudanças no estilo de jogo na Espanha

Em primeiro desafio de 2025, o medalhista paralímpico de Paris-2024 deve testar novidades em seu estilo de jogo visando Los Angeles

O ano de 2025 vai oficializar um novo momento na carreira de Vitor Tavares. Após a conquista inédita em Paris-2024, o principal nome do Brasil no badminton paralímpico quer melhorar ainda mais sua performance visando um novo grande resultado em Los Angeles-2028. Para isso, vem treinando mudanças em seu estilo de jogo e testará as novidades nos dois primeiros torneios deste ano na Espanha.  

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

“Esse ano nós iniciamos nossa preparação no dia seis de janeiro. No caso do Vitor um pouco mais leve. O início de ciclo e já costuma ser mais tranquilo. Mas, com a conquista dele nas Paralimpíadas, a coisa fica um pouco mais leve. O que é muito bom, porque eu sinto que a gente consegue passar por outros tópicos no jogo dele. A gente tem mais tempo para se preparar”, disse Ítalo Hauer, técnico da Seleção Brasileira de parabadminton.

“Até havíamos conversado que esses primeiros campeonatos são meio que um teste para ver se essas mudanças no jogo dele, na percepção dele, se ele vai conseguir aplicar na quadra e qual que vai ser o resultado”, completou.

Início leve

Em 2024, o paranaense de 25 entrou para a história do esporte brasileiro. Durante os Jogos Paralímpicos de Paris-2024, Vitor conquistou a primeira medalha do badminton do país nas Paralimpíadas ao faturar o bronze. A conquista na capital francesa veio logo depois de um doloroso quarto lugar em Tóquio-2020. 

Vitor Tavares e sua medalha de bronze conquistada nos Jogos Paralímpicos de Paris - Foto: Silvio Ávila/CPB
Vitor Tavares e sua medalha de bronze conquistada nos Jogos Paralímpicos de Paris – Foto: Silvio Ávila/CPB

“Acho que a gente começa bem. A gente tirou um peso das costas, de conseguir uma medalha, e de fazer história. A gente tem muito a trilhar ainda, muitas conquistas, mas já ter essa folga, digamos assim, a gente consegue performar de uma forma mais tranquila”, contou Vitor. 

“Não começou o ciclo ainda. O ciclo está começando, mas a corrida a gente tem o tempo ainda para começar ela. Então, a gente está mudando as coisas do jogo, estamos fazendo algumas adaptações para chegar ao melhor possível ainda lá em Los Angeles e no Mundial do ano que vem”, completou.

Rodada dupla na Espanha

Vitor Tavares está junto com a Seleção Brasileira de parabadminton para começar o ano disputando dois torneios na Espanha. O primeiro começou nesta terça-feira (4), em Vitoria. Em seguida, a partir do dia 12, o desafio segue para Toledo. Vitor tem estreia prevista para quarta-feira (5), contra o sérvio Djordje Koprivica pela fase de grupos.

“É bom fazer dois campeonatos porque a gente consegue, por exemplo, revisar algumas coisas em um lugar para o outro, já está aplicado próximo, o curto período de tempo para mim eu acho que é muito interessante isso”, disse Ítalo.

14 vitórias no primeiro dia

O primeiro torneio Internacional da Espanha de parabadminton contou com vários integrantes da Seleção Brasileira em ação nesta terça-feira. Em duelos válidos pela primeira fase da competição, somando chave simples e de duplas, o Brasil saiu com resultados positivos em 14 partidas. Confira os resultados abaixo. 

RESULTADOS DO DIA 04/03

DataEventoTempo/Resultado
Júlio César Godoy (BRA)/Daniele Souza (BRA) - Bruno Cat (FRA)/Anna Wolny (POL)
Baptiste Martin (FRA)/Victoria Bailey (ING) - João Pedro Oliveira (BRA)/Adriane Ávila (BRA)
Yuki Rodrigues (BRA)/Kauana Beckenkamp (BRA) - Joshua Huang (EUA)/Hillevi Salomonsson (SUE)
Maria Gilda Antunes (BRA)/Ludek Benada (CHE) - Marcelo Conceição (BRA)/Mischa Ginns (AUS)
Shantija Viswanathan (IND) - Mikaela Almeida (BRA)
Robert Donald (ING) - Yuki Rodrigues (BRA)
Júlio César Godoy (BRA) - Milan Zelen (SER)
Ana Gomes (BRA) - Mireia Garcia (ESP)
João Pedro Oliveira (BRA) - Pierre Delsol (FRA)
Daniele Souza (BRA) - Natlia Grzyb (POL)
Anna Wolny (POL) - Auricelia Evangelista (BRA)
Rogério Oliveira (BRA) - Teddy Ferrazza (FRA)
Arika Shetty (AUS) - Edwarda Dias (BRA)
André Luiz Vieira da Silva (BRA) - Yeh En-Chuan (TPE)
Tugce Celik (TUR) - Ana Carolina Coutinho (BRA)
Maria Gilda Antunes (BRA) - Gift Chukwuemeka (NIG)
Kauana Beckemkamp (BRA) - Coraline Bergeron (FRA)
Adriane Ávila (BRA) - Hillevi Salomonsson (SUE)
João Pedro Oliveira (BRA)/Dimitar Pavlov (BUL) - Dominik Butzberger (SUI)/Maurin Stubi (SUI)
Ana Gomes (BRA)/Daniele Souza (BRA) - Mischa Ginns (AUS)/Heidi Manninen (FIN)
Sanjara Kumari (IND)/Sarumathi Sarumathi (IND) - Ana Carolina Coutinho (BRA)/Edwarda Dias (BRA)
Mikaela Almeida (BRA)/Kauana Beckemkamp (BRA) - Emma Stoner (ING)/Sophie Van Den Broek (HOL)





Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Paralimpíada Todo Dia