
O Brasil será sede do Campeonato Mundial de rúgbi em cadeira de rodas em 2026. Nesta sexta-feira (14), a World Wheelchair Rugby (WWR), federação internacional da modalidade, confirmou São Paulo como cidade-sede da competição, que acontecerá de 15 a 24 de agosto.
Pela primeira vez na história, a América do Sul sediará o maior torneio da modalidade, que acontecerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
“É difícil até mensurar em palavras a alegria, enquanto presidente da Associação Brasileira de Rugby em cadeira de Rodas (ABRC), de representar o rúgbi em cadeira de rodas neste momento em que conseguimos trazer a maior competição da modalidade para o Brasil. A gente entende que se abriu uma oportunidade para desenvolvermos mais ainda o esporte no Brasil e também em toda a América do Sul”, celebrou José Higino, presidente da ABRC.
“A realização do nosso principal Campeonato pelo Brasil demonstra a liderança que o país está assumindo no desenvolvimento do rúgbi em cadeira de rodas na América do Sul. A ABRC continua a apoiar esses países em desenvolvimento por meio de várias iniciativas. É um momento empolgante nosso primeiro Campeonato Mundial a ser realizado na América do Sul e vermos as melhores equipes viajarem para o que eu sei que será um torneio de sucesso”, afirmou Richard Allcroft, presidente da WWR.
Planejamento a longo prazo
A escolha do Brasil como sede do Campeonato Mundial é uma conquista histórica para a ABRC e para o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Essa decisão faz parte de um planejamento de longo prazo, que busca preparar a Seleção para disputar uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.
“É muito importante termos esse Campeonato Mundial sendo realizado aqui no Brasil em 2026. Isso mostra a força do país na modalidade. O Brasil ficou a um passo de conquistar a vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e acredito que até 2028 o Brasil se tornará ainda mais forte para brigar por uma vaga direta nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles”, declarou Yohansson Nascimento, vice-presidente do CPB.
Esta será apenas a segunda ocasião que o Brasil disputará o Campeonato Mundial. A primeira foi em 2022, quando a Seleção fez sua estreia na Dinamarca e terminou na 11ª colocação.
Antes de receber o Mundial, São Paulo será palco de outra importante competição. De 8 a 16 de junho, recebe a Copa América.
Vagas distribuídas
Na briga pelo título de Campeão Mundial em 2026 estarão 12 equipes, com as vagas distribuídas da seguinte forma:
1 Vaga – País-Sede (Brasil)
4 Vagas – Campeonato Europeu 2025
2 Vagas – Copa América 2025
2 Vagas – Campeonato Ásia/Oceania 2025
3 Vagas – Torneio Qualificatório Mundial 2026
O Torneio Qualificatório Mundial será disputado em 2026 por oito equipes. As duas melhores de cada um dos três torneios regionais que não garantirem a classificação direta terão vaga no Torneio Qualificatório Mundial. Além delas, mais duas seleções serão definidas com base no ranking mundial.
*Com informações da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC)
