Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

São Paulo e Paraná são campeões do Brasileiro de paraesgrima

No Brasileiro de paraesgrima, São Paulo e Paraná vencem com folga e se consagraram campeões

Brasileiro de esgrima em cadeira de rodas no CT Paralímpico (Foto: Alessandra Cabral/CPB)
Brasileiro de esgrima em cadeira de rodas no CT Paralímpico (Foto: Alessandra Cabral/CPB)

O Campeonato Brasileiro de paraesgrima em cadeira de rodas chegou ao fim na quinta-feira (27), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição, que reuniu as categorias adultas de espada por equipes e as provas de individuais de espada A/B, masculino e feminino, na faixa etária sub-17 (cadete).

Na espada masculina por equipes, o time de São Paulo foi o campeão. Na final, os paulistas Alex Sandro Souza, Lucas Julião e Rafael Tassone venceram os paranaenses por 45 a 28. O Rio Grande do Sul conquistou a medalha de bronze.

O título por equipes da espada feminina ficou com o Paraná, que derrotou o Ceará na final por 45 a 26. As campeãs foram as esgrimistas Carminha Oliveira, Rudinéia Mânica, Marya Rodrigues e Karina Maia. Alagoas conquistou a medalha de bronze.

O Campeonato Brasileiro de Paraesgrima foi realizado a dois meses dos Jogos Paralímpicos de Paris, programados para agosto. O Brasil terá uma representação inédita de sete esgrimistas nas disputas individuais e, pela primeira vez, competirá por equipes nas modalidades espada e florete.

Categoria Sub-17 de paraesgrima

O Centro de Treinamento (CT) também sediou as competições individuais sub-17 de espada A/B do Campeonato Brasileiro de esgrima em cadeira de rodas, tanto no masculino quanto no feminino.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No masculino, Bernardo Maestrelli, da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (PR), conquistou o ouro. Erik Costa, da Associação Atlética Anthares (AL), ficou com a prata, e João Gabriel Lucena, da Associação D’Eficiência Superando Limites (CE), levou o bronze.

No feminino, Nicolly Santos, da Associação Paradesportiva de Integração Nauru (SP), foi a campeã. Wevelyn Melo e Jhennyffer Rocha, ambas da Associação Atlética Anthares (AL), ficaram com a prata e o bronze, respectivamente.

Paulista de 23 anos. Graduanda em Jornalismo pela PUC-SP e apaixonada pelo universo esportivo e por Ginástica Rítmica.

Mais em Paralimpíada Todo Dia