Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleção feminina de goalball é convocada para torneio pré-Paris

Na imagem, Jéssica Vitorino, da Seleção Brasileira, tem as pernas bem esticadas e apoia o peso do corpo no chão da quadra com sua mão esquerda enquanto executa o movimento de defesa da bola, que se aproxima do seu tronco.
Jéssica Vitorino, da Seleção Brasileira, tem as pernas bem esticadas e apoia o peso do corpo no chão da quadra com sua mão esquerda enquanto executa o movimento de defesa da bola, que se aproxima do seu tronco. Foto: Renan Cacioli/ CBDV

A Seleção Brasileira feminina de goalball competirá na Malmo Cup, tradicional torneio da modalidade realizado desde 2000, na Suécia. Assim, a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) divulgou a convocação do time brasileiro nesta segunda-feira (15). Serão seis atletas que já sentirão o gosto paralímpico de Paris, já que será um torneio preparatório para os Jogos.

Nesta edição, a Malmo Cup contará com dez equipes, incluindo as oito participantes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024: Turquia (atual campeã mundial e bicampeã paralímpica), Coreia do Sul (vice-campeã do mundo), Canadá (campeã das Américas), China (campeã da Ásia/Pacífico), Israel (segunda colocada do Europeu), Japão (segundo colocado dos Jogos Mundiais da IBSA), Brasil (terceiro colocado dos Jogos Mundiais da IBSA) e França (país-sede da Paralimpíada). Ainda jogarão a competição preparatória na Suécia a Grécia e a Ucrânia.

Dessa forma, a Seleção terá Ana Gabriely Assunção (pivô), Danielle Longhini (ala), Jéssica Vitorino (ala) e Moniza de Lima (ala/pivô). As quatro atuam pelo Sesi-SP. Além disso, o Brasil conta com Geovana de Moura (ala/pivô – ADEVIRN-RN) e Kátia Ferreira Silva (ala/pivô – Instituto Athlon-SP).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A Malmo Cup ocorrerá entre os dias 24 e 26 de maio, com transmissão ao vivo NESTE LINK. Ainda não houve a divulgação da tabela pela organização do evento. O Brasil ganhou as edições de 2019 e 2018 com os homens, mas jamais conquistou o título com as mulheres, que foram prata em 2019. Desde 2022, ele voltou a ser disputado apenas na categoria feminina. Nas duas últimas edições, as brasileiras ficaram com o bronze. 

Vaga paralímpica e concentração antes do torneio

As brasileiras conseguiram uma das oito vagas para os Jogos de Paris via convite da Federação Internacional, em fevereiro, após a vacância do lugar que seria destinado ao continente africano.

Antes do embarque para a Suécia, as jogadoras vão participar de duas Fases de Treinamento praticamente seguidas, de 3 a 8 de maio e, posteriormente, de 15 a 22, no CT Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Na reta final de sua preparação aos Jogos Paralímpicos, a Seleção masculina vai utilizar a próxima Fase de Treinamentos, entre os dias 3 e 13 de maio, também no CT Paralímpico, para um intercâmbio com a Seleção dos EUA, que realizará jogos amistosos durante sua estadia.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia