Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Rodada recheada de gols marca abertura do Regional Sudeste 2

Oito das dez partidas terminam com vantagem de dez gols para os vencedores; o torneio regional de goalball continua nesta quarta-feira (27) com mais 11 confrontos

Marcio Mariano, do IFP, arremessa a bola que se deforma no chão da quadra. Ao fundo, árbitra de linha observa jogada (Foto: Renan Cacioli/CBDV)
Marcio Mariano, do IFP, arremessa a bola que se deforma no chão da quadra. Ao fundo, árbitra de linha observa jogada (Foto: Renan Cacioli/CBDV)

O Regional Sudeste 2 de goalball começou em ritmo acelerado nesta terça-feira (26), em São Paulo. O primeiro evento organizado pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) na temporada contou com dez partidas disputadas no CT Paralímpico Brasileiro. Destas, oito terminaram em “game” – quando uma equipe abre dez gols de vantagem sobre a outra, o que finaliza o duelo imediatamente. Atual campeão tanto no feminino quanto no masculino, o Sesi-SP venceu todos os seus compromissos. O torneio segue nesta quarta (27) com mais 11 partidas.

A competição será disputada até o próximo sábado (30). Ao todo, ela reúne 95 atletas divididos em dez equipes na categoria masculina e sete na feminina. É o primeiro dos cinco torneios regionais da modalidade previstos para esta temporada e concede aos melhores colocados, que já não estejam previamente classificados para alguma das duas divisões nacionais, vaga no Campeonato Brasileiro Série B de 2024.

Sesi e Santos passeiam

Os grandes destaques do dia foram Sesi e Santos, que triunfaram tanto no masculino quanto no feminino. Entre os homens, a equipe litorânea bateu o CADEVI por 10 a 0, enquanto os paulistanos derrotaram o Goalball Bauru pelo mesmo placar e a ADV-VALE por 11 a 1. Já na disputa entre as mulheres, vitória do Sesi sobre a APADV (10×0) e do Santos sobre a SFITC (11×1).

No feminino, há um grupo com três e outro com quatro equipes que jogam entre si em turno único. As duas melhores de cada avançam às semifinais. Por outro lado, na chave masculina, são dois grupos com cinco times cada. O sistema de disputas é o mesmo: todos jogam entre si nos grupos, avançam às semis os dois melhores de cada lado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Campeão das últimas três edições (2023, 2022 e 2019), tanto com os homens quanto com as mulheres, o Sesi é o time a ser batido novamente e domina a lista de conquistas com seis no feminino e cinco no masculino em 11 edições já realizadas. O Santos, com três, vem atrás nas duas categorias.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia