Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Bocha do Brasil garante três semifinais por equipes

André Martins/Josiane Batista, Evelyn Oliveira/Mateus Carvalho e Andreza, Iuri e Maciel garantem semis na bocha

Evelyn Vieira de Oliveira e Mateus Carvalho bocha BC3 pair
Evelyn Vieira de Oliveira e Mateus Carvalho (Foto de: Luis Hidalgo/Parapanamericanos STGO 2023 via Photosport)

O Brasil se garantiu nas três semifinais nas disputas de pares e por equipes da bocha nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023. Andreza Oliveira, Iuri Thauan e Maciel Santos (BC1/BC2), Evelyn de Oliveira e Mateus Carvalho (BC3) e André Martins e Josiane Batista (BC4) garantiram o segundo lugar de seus grupos nesta sexta-feira (24) e se garantiram na disputa por medalhas.

+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos
+ Confira a agenda de Santiago-2023

 O torneio de pares da bocha é formado por seis equipes. No torneio de BC4, elas são divididas em dois grupos de 3. No torneio de BC3, eram sete equipes, sendo que um grupo tem quatro times e outro três. Porém, o Chile não conseguiu participar e um grupo ficou com quatro equipes e outros dois. Dessa forma, em ambos os casos os dois primeiros se classificaram para as semifinais.

André e Josiane superam empate triplo

André Martins e Josiane Batista da Silva formam a dupla brasileira no BC4. No primeiro jogo contra Facundo Bulacio e Isis Marian Calderon, da Argentina, os rivais abriram 1 a 0 no primeiro tempo e chegaram a ampliar para 3 a 1. No último período, os brasileiros conseguiram 1 ponto, mas não foi suficiente para o empate. Derrota para a Argentina por a 2.

Ainda nesta tarde, eles retornaram para encerrar a jornada às 15h contra o Canadá, formada por Alison Levine e Iulian Ciobanu. Como Canadá venceu mais cedo Argentina por 9 a 0, uma vitória do Brasil significa empate triplo. E bastava uma vitória por mais de um ponto para o Brasil passar a Argentina.

A dupla brasileira fez um ponto nos dois primeiros ends, e dois pontos no terceiro praticamente classificou o Brasil. A dupla canadense fez um ponto de consolação no fim, mas a vitória do Brasil por 4 a 1 era suficiente para a classificação em segundo lugar, atrás dos canadenses, mas a frente dos argentinos. A semifinal será contra a Colômbia no sábado (25), às 9h30, que terminou em primeiro lugar no outro grupo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Evelyn/Mateus e Equipe da BC1 perdem, mas avançam

Enquanto isso, no BC3, Ryan Rondeau e Joëlle Guérette começaram com tudo pelo Canadá no duelo contra Evelyn Oliveira e Mateus Carvalho. Ainda no primeiro tempo, o país da América do Norte abriu 3 a 0 e ampliou para 4 a 0 no segundo end. Porém, os brasileiros tiveram a paciência para virar o jogo. Ainda no terceiro end, a dupla do Brasil empatou em 4 a 4 e em seguida, virou para fechar com uma vitória por 6 a 5.

Mais tarde, a dupla brasileira enfrentou os colombianos Maria Velez/Jesus Romero e acabaram derrotados em 5 a 1. Assim, ficaram em segundo lugar do grupo e se classificaram para a semifinal para enfrentar o Peru, no sábado (25), às 10h40.

Por fim, a equipe brasileira da BC1/BC2 acabou derrotada pelo Canadá por 11 a 2. Ainda assim, ficou em segundo lugar no grupo, onde enfrentará os Estados Unidos na semifinal.

Entenda as classes da bocha

A bocha em BC3 é para atletas com deficiências muito severas. Como informa o CPB, eles usam instrumento auxiliar, podendo ser ajudados por outra pessoa. Já no BC4, são deficiências também severas, mas eles não recebem assistência.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Paralimpíada Todo Dia