Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil vence a primeira no rúgbi em cadeira de rodas

Depois de perder para a Colômbia e para o Canadá, o Brasil ganhou da Argentina no rúgbi em CR do Parapan

Brasil no rúgbi em cadeira de rodas dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023
(Foto: Douglas Magno/CPB)

O Brasil conquistou sua primeira vitória no rúgbi em cadeira de rodas dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023. A equipe fez dois jogos neste domingo (19), tendo perdido para o Canadá por 62 a 41 e vencido a Argentina por 58 a 37. Faltando dois jogos para o fim da primeira fase, a seleção está na briga por um lugar na semifinal.

Vindo de uma derrota para a Colômbia na véspera, o Brasil fez uma rodada dupla neste domingo. Primeiro, pela tarde, a equipe perdeu para o Canadá por 62 a 41, em uma partida dominada de ponta a ponta pelos adversários. Gabriel Lima e Rafael Hoffmann fizeram dez tries cada pelo Brasil, enquanto Rio Kovac foi o destaque canadense, com 15 pontos.

Horas mais tarde, a seleção brasileira de rúgbi em cadeira de rodas voltou à quadra para enfrentar a Argentina, que também vinha de duas derrotas na competição. Desta vez, a equipe verde-amarela é que mfoi arrasadora e fez uma partida controlada para ganhar por 58 a 37. Gabriel Lima voltou a aser destaque, com 17 pontos anotados, enquanto Julio Cezar Braz marcou 15.

Formato da competição

O torneio de rúgbi em cadeira de rodas no Parapan de Santiago-2023 conta com a participação de seis equipes, que disputam um grupo único. Após jogarem entre si em turno único, as quatro melhores colocadas vão às semifinais. Com a vitória, o Brasil chegou aos dois pontos e subiu para a quarta colocação, entrando na zona de classificação para o mata-mata.

O próximo compromisso do Brasil será contra os Estados Unidos, nesta segunda-feira (20), às 13h (horário de Brasília). A equipe ianque venceu os três jogos que fez na competição até aqui, estando na liderança do grupo. Por fim, o Brasil jogará contra o Chile na terça-feira (21), às 17h. Vale destacar que o Parapan serve como classificatório para Paris-2024. Assim, o campeão garantirá vaga na Paralimpíada.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia