Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil sofre duas viradas na Copa do Mundo de vôlei sentado

Seleção feminina de vôlei sentado perdeu para o Canadá na Copa do Mundo e equipe masculina caiu para a China

Brasil enfrentando o Canadá na Copa do Mundo de vôlei sentado feminino
(Foto: World Para Volley)

O Brasil sofreu duas derrotas de virada na Copa do Mundo de vôlei sentado nesta segunda-feira (13), no Cairo, Egito. A seleção brasileira feminina perdeu para o Canadá por 3 sets a 1 (15/25, 25/21, 25/22 e 25/20), enquanto a equipe masculina caiu diante da China pelo mesmo placar, em parciais de 18/25, 25/17, 25/10 e 25/14. Apesar dos tropeços, o país segue vivo na disputa em ambos os naipes.

Fazendo uma reedição da final do último Mundial, o Brasil acabou derrotado pelo Canadá no torneio feminino. A equipe comandada por Fernando Guimarães fez um primeiro set consistente, vencendo por 25/15, mas o Canadá corrigiu seus erros a partir da segunda parcial e conseguiu levar a vitória. O segundo e o terceiro set tiveram placares apertados, enquanto o quarto teve vantagem mais ampla.

Este foi o segundo jogo da seleção brasileira de vôlei sentado feminino na competição, depois de ter estrad estreado com vitória sobre a Holanda, por 3 a 0. O próximo compromisso será contra a Eslovênia, nesta terça-feira (14), às 14h (horário de Brasília). Há dez equipes no torneio feminino da Copa do Mundo, divididas em dois grupos de cinco. As quatro melhores de cada chave avançam ao mata-mata.

Seleção masculina perde primeiro jogo

Brasil China Copa do Mundo de vôlei sentado masculino
(Foto: World Para Volley)

Já os rapazes fizeram sua estreia na competição, após folgarem na rodada inicial. Em jogo válido pelo grupo C da competição, os brasileiros acabaram derrotados pela China por 3 sets a 1 (18/25, 25/17, 25/10 e 25/14). A equipe verde-amarela saiu em vantagem no primeiro set, mas a seleção asiática foi dominante nas parciais seguintes e conseguiu a virada, garantindo o primeiro lugar da chave de forma antecipada.

Apesar do revés, o Brasil precisa de uma vitória simples na última rodada para avançar às quartas de final. A equipe enfrentará a Índia nesta terça-feira (14), às 8h30 (horário de Brasília). A competição masculina conta com dez equipes, divididas em quatro grupos. O grupo C, onde está o Brasil, conta com três seleções, em que as duas melhores avançam.

Vale destacar que a Copa do Mundo de vôlei sentados serve como classificatório para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024. No entanto, o Brasil não está na briga porque já tem vaga assegurada em ambos os naipes. A seleção feminina se classificou por conta do título mundial do ano passado, enquanto a masculina carimbou o passaporte após ser campeão pan-americano nesta temporada.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia