Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Bruna Alexandre derrota chinesa e é ouro no Aberto da França

Na decisão da classe 10 feminina, a mesatenista brasileira venceu Xiaojing Zhao, da China, pelo placar de 3 a 0

Bruna Alexandre no Aberto de Lignano de tênis de mesa paralímpico
(André Soares/CBTM)

Ouro para o Brasil! No segundo dia de disputa do Aberto F40 da França de tênis de mesa paralímpico, a brasileira Bruna Alexandre conquistou a medalha dourada na competição, sendo a única medalhista do país nas chaves individuais. Os torneios de duplas se iniciam neste sábado (11).
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Em confronto válido pela semifinal da classe 10, Bruna Alexandre iniciou o mata-mata vencendo a turca Merve Demir, quarta colocada do ranking mundial, pelo placar de 3 a 1 (13/11, 10/12, 11/6 e 11/7). Assim, a mesatenista brasileira já se classificou para a decisão da competição. Na final, Bruna encarou Xiaojing Zhao, 10ª melhor do mundo na categoria, e superou a adversária por 3 a 0 (11/4, 11/5 e 11/5).

Campanhas de outros brasileiros e chave de duplas

Única brasileira que disputou o mata-mata além de Bruna Alexandre, Juliana da Silva (Classe 1-2), caiu nas quartas de final, perdendo a partida para a alemã Jana Spegel por 3 a 0 (11/1, 11/9 e 11/6). Por fim, Ryan Santos (C10) e Karina Becker (C9) perderam seus últimos confrontos na fase de grupos e não avançaram à próxima etapa do torneio.

Após a finalização das disputas individuais, serão realizadas as chaves de duplas no Aberto da França, a partir deste sábado (11). No masculino, Matheus Freitas e Ryan Santos, na classe MD18, enfrentarão o alemão Mio Wagner e o francês Edgar Empis pelos 16 avos de final. Jogando ao lado do saudita Ibrahim Al-Hassan, Maycon de Oliveira (MD8) jogará contra François Geuljans, da França, e Stephane Gil-Martins, de Portugal, também nos 16 avos.

Entre as mulheres, Juliana da Silva, juntamente com a francesa Gaetane Olivier, disputará a fase de grupos da chave feminina na classe WD5. Nas duplas mistas, Matheus Freitas/Karina Becker (XD17) e Maycon de Oliveira/Juliana da Silva (XD7) serão os representantes do Brasil. Assim, eles enfrentarão os alemães Bjoern Schnake e Marlene Reeg e os indonésios Yayang Gunaya/Osrita Muslim, respectivamente.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia