Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil tem delegação com 322 atletas para o Parapan

Os últimos sete atletas que representarão o Brasil nos Jogos Parapan-americanos de Santiago foram convocados no tiro esportivo

Na imagem, O paulista Alexandre Galgani, que representará o Brasil, durante competição de tiro esportivo paralímpico.
O paulista Alexandre Galgani, que representará o Brasil, durante competição de tiro esportivo paralímpico | Foto: Dhavid Normando/ CPB

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou os últimos atletas que integrarão a delegação do Brasil nos Jogos Parapan-americanos de Santiago. Nesta terça-feira (10), a entidade chamou 38 nomes para a natação e mais sete no tiro esportivo. Assim, o Time Brasil terá 322 paratletas em 17 modalidades, além de nove atletas-guia, três calheiros e dois goleiros.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A convocação da Seleção Brasileira que irá aos Jogos Parapan-Americanos ocorreu ao longo de três semanas. Anteriormente, chamou os atletas das modalidades atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol PC (Paralisados Cerebrais), futebol de cegos, goalball, judô, halterofilismo, rugby em cadeira de rodas, taekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa e tiro com arco.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Primordialmente, o tiro esportivo fará parte do programa dos Jogos Parapan-Americanos pela segunda vez na história, a estreia foi em Lima 2019. Dessa forma, o Brasil convocou sete atletas que são naturais da região Sul e Sudeste do país.

Os paulistas Alexandre Galgani, único representante da modalidade nos Jogos de Tóquio 2020, e Carlos Garletti, o capixaba Bruno Kiefer, o gaúcho Geraldo Von Rosenthal e o paranaense Sérgio Adriano Vida serão os representantes no masculino. Além disso, a fluminense Debora Campos e a catarinense Jessica Michalack são as mulheres do Brasil na competição.

“Tivemos uma evolução muito grande neste ciclo de quatro anos entre Lima 2019 e Santiago 2023. Todos os nossos atletas estão bem preparados, chegaram em finais de Copa do Mundo, o que mostra esse crescimento do Brasil. Vamos buscar superar os pódios da nossa última participação”, completou James Walter, coordenador de tiro esportivo do CPB.

Brasil no topo do Parapan

Desde 2007, quando a competição passou a ser realizada na mesma sede dos Jogos Pan-Americanos (tal qual ocorre nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos), os atletas brasileiros não conhecem outro resultado que não seja o primeiro lugar no quadro geral de medalhas. Foi assim no Rio 2007, em Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019.

Neste último, o Brasil entrou para história com recorde de conquistas. A delegação brasileira chegou à inédita marca de 308 medalhas, entre as quais 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Nunca nenhum país somou tantas vitórias em uma única edição de Parapan.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia