Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Agafuc conquista o hexacampeonato brasileiro de futebol de cegos

Na final, o Agafuc (RS) bateu o AMC (MT) por 1 a 0, com o gol de Nonato, para levar o sexto título de sua história de conquistas

Na imagem, time do Agafuc comemorando a vitória.
Time do Agafuc comemorando a vitória. Foto: CBDV

Domingo é dia de final nacional no futebol e não é só da Copa do Brasil no futebol convencional. Neste dia 17, a Agafuc (RS) sagrou-se hexacampeão do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos, na quadra do Centro de Treinamento Paralímpico. Assim, o time gaúcho venceu a AMC (MT) por 1 a 0, com gol do artilheiro Nonato, que também joga na Seleção brasileira. Desde 2015, a Agafuc é o time com mais conquistas da competição.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Primordialmente foi um duelo de duas equipes com muita história e conquistas dentro do cenário paralímpico. A AMC (Associação Mato-Grossense de Cegos) é tricampeão nacional, com os títulos conquistados seguidamente em 2002, 2003 e 2004. Porém, não chegava a uma final desde 2016. Foi dona da segunda melhor campanha geral da fase de classificação. Liderou seu grupo com duas vitórias e um empate em 0 a 0, justamente contra a Agafuc. Para chegar à final, o time do centro do país venceu INV (SP) e Acergs (RS) em duas partidas decididas nos pênaltis.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por outro lado, a Agafuc (Associação Gaúcha de Futsal para Cegos) é o papão de títulos dos últimos anos, 2021, 2019, 2018, 2017 e 2015. Terminou a primeira fase na quarta colocação geral e na vice-liderança do mesmo grupo de seu rival da decisão. Teve uma vitória e dois empates, incluindo o confronto contra a AMC. Mesmo sem dois de seus principais nomes, o goleiro Luan e o ala Ricardinho, ambos lesionados, a equipe venceu seu confronto nas quartas contra Adef DF) e foi para os pênaltis contra Apace (PB) para chegar à decisão.

A final e homenagem

Anteriormente, o primeiro jogo entre as equipes já deu o tom de como seria equilibrado o jogo, que tinha o componente ‘final’ como ingrediente de mais nervosismo. Logo após um primeiro tempo acirrado, mas que não teve movimentação no placar, o duelo teve Nonato como protagonista. A bola veio da direita em cruzamento rasteiro, o artilheiro recebeu pelo centro, cortou para dentro e fuzilou no alto. Veja o gol decisivo no vídeo abaixo:

“Essa conquista tem um sabor especial por conta das dificuldades que passamos desde que perdemos nosso presidente no ano passado”, disse Nonato, referindo-se ao ex-presidente da Agafuc, Pedro Beber, falecido em setembro passado e homenageado na camisa da equipe, que trazia o nome e assinatura dele na altura do peito. “Não conseguimos um título para homenageá-lo naquela ocasião, mas, desta vez, conseguimos e temos certeza de que ele está muito feliz onde quer que esteja”, completou.

Por fim, na disputa do bronze, a Apace (Associação Paraibana de Cegos) derrotou a Acergs (Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul) por 2 a 0, com dois gols de Jardiel, que acabou ganhando o prêmio de Artilheiro, com sete ao todo. Já o ala Paulo Vitor, da Escema (Escola de Cegos do Maranhão), levou o de Atleta Revelação. O de Melhor Goleiro ficou com Thiago Lucena, da AMC.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia