Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Barcelos/Klug vence repescagem e vai à final do Double Skiff PR3

A dupla mista, Diana Barcelos e Jairo Klug, venceu sua bateria de repescagem e disputa a final do Mundial na categoria PR3 na sexta-feira

Na imagem, Diana Barcelos e Jairo Klug, depois da prova com sua embarcação.
Diana Barcelos e Jairo Klug, depois da prova com sua embarcação. Foto: Detlev Seyb / MyRowingPhoto.com

Entre todos os brasileiros que competiram no Campeonato Mundial de remo nesta quarta-feira (6), a dupla Diana Barcelos e Jairo Klug merece o maior destaque. Na categoria PR3 mista do Double Skiff, a dupla de paratletas venceram sua bateria de repescagem e vão para a final principal na sexta. Teve Lucas Vethein entre os atletas convencionais que não passou para a semifinal em Belgrado.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Duas duplas de cada repescagem com os melhores tempos passariam para a final. Na primeira bateria, Gemma Wollenschlaeger e Todd Vogt, dos Estados Unidos, e Annabel Caddick e Samuel Murray, da Grã-Bretanha garantiram suas vagas. Respectivamente, fizeram os tempos de 7min32s26 e 7min42s38. Primordialmente, a disputa da segunda bateria era entre Barcelos/Klug, os alemães Valentin Luz e Hermine Krumbein e os ucrânianos Dariia Kotyk e Stanislav Samoliuk. A dupla indiana que estava na bateria tinha um nível mais baixo de competição.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Assim, os brasileiros começaram a prova e passaram pela parcial de 500m, com o segundo tempo, mais de um segundo e meio atrás dos alemães. Contudo, na próxima parcial, de 1000m, diminuíram a diferença para três décimos de segundo. Em seguida, Barcelos/Klug viraram a terceira parcial (1500m) com vantagem no cronômetro. Por fim, completaram os 2000m com 7min31s07, ainda soltando no final, para vencer por 12 centésimos. Se comparar com a outra bateria, é possível brigar por pódio. Luz/Krumbein também avançaram.

Resultados de mais brasileiros no para-remo

A primeira brasileira a remar no dia no lago sérvio foi Cláudia Sabino, na repescagem do PR1 do Single Skiff. As duas primeiras avançavam para a final A. No entanto, a paratleta foi a terceira com 11min17s26, ficou 30 segundos acima das que classificaram e vai para a final B. Por outro lado, na mesma prova entre os homens, Renê Campos foi o segundo de sua bateria com 10mi06s76 e segue para a disputa de uma das semifinais principais.

Por fim, entre os paratletas, a dupla Gessyca Guerra e Leandro dos Santos competiu na PR2 Double Skiff. Com o tempo de 8min53s93, ficaram com a terceira colocação na bateria e vão para a final B.

Lucas Verthein

O remador brasileiro era o único representante entre os atletas convencionais. Nas quartas de final do Single Skiff foi o quarto, com 7min29s22. Foi dez segundos mais lento que Davide Mumolo. O italiano foi terceiro da bateria e último classificados para as principais semifinais. Lucas irá para a chamada semifinal C/D que não vale pódio.

Desse modo, teve o sonho de buscar um lugar entre os nove mais velozes que garantem vaga para Paris adiado. Mas, terá uma nova oportunidade de conquistar vaga no Pré-Olímpico no Rio, que ocorre em março.

“Dei o meu melhor, estive competitivo durante toda a prova, fui para dentro do dinamarquês e me mantive um bom tempo à frente do lituano. Porém, senti bastante as fortes rajadas de vento contra e não consegui remar o que costumo remar nos 500m finais. Consequentemente, o italiano, que buscava me ultrapassar durante toda a prova, se saiu melhor nessa reta final, levantando com tudo e fazendo os últimos 500m mais fortes que todos os outros barcos da bateria”, comentou Verthein.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia