Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Quatro nadadores batem índice na Seletiva para Parapan de Santiago

Após o primeiro dia de disputa, Andrey Madeira, Mayara Petzold, Vanilton Filho e Victor Almeida foram os atletas que quebraram as marcas

Victor dos Santos celebra tempo na Seletiva de natação para o Parapan de Santiago (Foto: Alessandra Cabral/CPB)
(Foto: Alessandra Cabral/CPB)

No primeiro dia de disputa da Seletiva para o Parapan de Santiago, na manhã desta sexta-feira (1), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo-SP, quatro nadadores brasileiros atingiram o índice que classificam os atletas para a participação do torneio, que acontecerá entre 17 e 26 de novembro deste ano.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Antes de mais nada, o primeiro a bater a marca foi o jovem Victor dos Santos Almeida, de apenas 15 anos, que alcançou o índice nos 100m borboleta, da classe S9 (limitação físico-motora). Ele finalizou no tempo de 1min04min98, superando 1min05s80. Assim, após atingir o índice, Vitinho celebrou: “É o resultado do trabalho que estamos fazendo todos os dias aqui no CT Paralímpico. Agradeço a toda equipe que me acompanha diariamente. É a realização de um sonho. Agora, preciso esperar a convocação para saber se meu nome estará lá”, concluiu o nadador.

Outros índices atingindos

Além do paulista, mais três nadadores bateram índices nesta manhã. Vanilton Filho, na mesma prova de Vitinho, fez 1min04s22 e também quebrou a marca estabelecida para o Parapan. Logo depois, nos 400m livre, da classe S9, Andrey Madeira finalizou com o tempo de 4min28s92, ultrapassando o número de 4min36s39. Por fim, Mayara Petzold, nos 400m livre S6 (limitação físico-motora), terminou com a marca de 5min49s05 (índice de 5min53s38).

Assim, a Seletiva será encerrada neste sábado (2), na capital paulista. Ao todo, 58 nadadores se inscreveram para as disputas. Nem todos os participantes que atingirem os índices estipulados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) estarão automaticamente classificados para a competição continental. Dessa forma, a confirmação das vagas só acontecerá após a convocação oficial do CPB, que deverá ser feita nas próximas semanas. Além disso, os atletas tiveram a oportunidade de registrar índices no Mundial de Manchester, disputado em julho e agosto deste ano.

Confira os tempos dos brasileiros que atingiram índice para o Parapan de Santiago nesta sexta-feira (1):

Andrey Madeira (S9) – 400m livre 
Tempo na Seletiva: 4min28s92 
Índice para o Parapan: 4min36s39

Mayara Petzold (S6) – 400m livre 
Tempo na Seletiva: 5min49s05
Índice para o Parapan: 5min53s38

Victor dos Santos Almeida (S9) – 100m borboleta 
Tempo na Seletiva: 1min04min98
Índice para o Parapan: 1min05s80

Vanilton Filho (S9) – 100m borboleta 
Tempo na Seletiva: 1min04s22
Índice para o Parapan: 1min05s80

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia