Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil conquista uma medalha de cada cor na Copa do Mundo de Paris

Com nova dobradinha de Fernando Rufino e Igor Tofalini, Brasil leva três medalhas na Copa do Mundo de paracanoagem

Fernando Rufino representou o Brasil no pódio da Copa do Mundo de paracanoagem de Paris, ao lado de Igor Tofalini
(Foto: Fábio Canhete/CBCa)

O Brasil conquistou três medalhas nas disputas paralímpicas da etapa de Paris da Copa do Mundo de canoagem, nesta quinta-feira (31). Foi uma láurea de cada cor, e mais uma vez com dobradinha. Assim como aconteceu no Mundial, Fernando Rufino levou o ouro no VL2 200m, deixando Igor Tofalini com a medalha de prata. Já Giovane Vieira levou o bronze no VL3.

Fernando Rufino e Igor Tofalini voltaram a travar um duelo particular no VL2 200m, prova que o Brasil vem dominando há alguns anos. Repetindo as posições do Mundial, que disputaram há cinco dias, o sul-mato-grossense Rufino levou o ouro, marcando 51s76, enquanto o paranaense Tofalini ficou com a prata, com 52s88. O húngaro Robert Suba completou o pódio, com 54s92.

Já na disputa do VL3 200m, Giovane Vieira de Paula encarou uma jornada tripla para ser medalhista de bronze. Antes de chegaar na final, ele precisou passar pela eliminatória, na qual terminou em terceiro lugar em sua bateria, com 49s71, e foi o líder da semifinal, com 50s84. Já na decisão, anotou 50s31 para ser bronze, 0s71 atrás do britânico Stuart Wood, medalhista de ouro. O austríaco Markus Swoboda levou a prata.

Com os três pódios desta quinta, o Brasil chegou a quatro medalhas conquistadas na Copa do Mundo de Paris. Mari Santilli já havia sido medalhista de bronze na disputa do VL3 um dia antes, também repetindo o desempenho que teve no Mundial. O país ainda contará com Luis Carlos Cardoso, que entra em ação nesta sexta-feira (1º), pelo KL1 200m.

Jacky Godmann para nas quartas

Único atleta brasileiro nas disputas da canoagem velocidade convencional, Jacky Godmann não passou das quartas de final. Ele ficou em quarto lugar em sua bateria eliminatória no C1 1000m, marcando o tempo de 4min31s23, 22 segundos atrás do primeiro colocado da série, que foi o francês Adrien Bart. Apesar disso, ele se classificou para as quartas de final da prova, disputada horas mais tarde. Desta vez, anotou 4min28s39 e ficou em quinto lugar na série, sendo eliminado. Apenas os quatro primeiros avançavam.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia