Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Após dia zerado, Brasil conquista sete medalhas nos Jogos Mundiais da IBSA

Wilians Araújo é ouro e Brasil vai ao pódio sete vezes com o judô paralímpico nos Jogos Mundiais da IBSA

Wilians faz cara de força enquanto puxa Zakiyev, do Azerbaijão, pelo quimono com as duas mãos antes de aplicar o golpe decisivo da final (Foto: Renan Cacioli/ CBDV)
Wilians faz cara de força enquanto puxa Zakiyev, do Azerbaijão, pelo quimono com as duas mãos antes de aplicar o golpe decisivo da final (Foto: Renan Cacioli/ CBDV)

O judô paralímpico do Brasil fez bonito nesta quinta-feira (24), segundo dia de provas da modalidade nos Jogos Mundiais da IBSA. Após terminar zerada na estreia, a Seleção Brasileira subiu ao pódio sete vezes. Destaque para o ouro do paraibano Wilians Araújo na categoria dos peso-pesados (acima de 90 kg) para atletas J1 (cegos totais). O país ainda levou outras duas pratas e quatro bronzes.

“É a concretização de um trabalho. Este título faltava lá em casa, eu nunca havia sido campeão dos Jogos Mundiais. É muito bom estar no ponto mais alto do pódio. É um ensaio para o ano que vem, e o sonho da medalha de ouro paralímpica está muito vivo dentro de mim”, disse Wilians Araújo. Na final, derrotou ninguém menos que Ilham Zakiyev, do Azerbaijão, dono de quatro medalhas nas Paralimpíadas, com um ippon logo no início. Anteriormente, os dois se encontraram no mundial e o brasileiro também levou a melhor.  

Wilians é o segundo da esquerda para a direita e está abraçado aos outros três judocas no pódio de sua categoria. Wilians é branco, forte e tem o cabelo raspado. Todos os atletas do pódio vestem quimono branco e trazem as respectivas medalhas penduradas no pescoço
Wilians é o segundo da esquerda para a direita e está abraçado aos outros três judocas no pódio de sua categoria. Wilians é branco, forte e tem o cabelo raspado. Todos os atletas do pódio vestem quimono branco e trazem as respectivas medalhas penduradas no pescoço (Foto: Renan Cacioli/ CBDV)

Além disso, brasileiros que lideram os rankings de suas categorias, ficaram entre os melhores do judô paralímpico nos Jogos Mundiais da IBSA.  Arthur Silva e Rebeca Silva terminaram com a prata, enquanto Brenda Freitas ficou com o bronze. Por outro lado, as demais medalhas vieram de atletas em ascensão. A sul-mato-grossense Érika Zoaga, a paulista Meg Emmerich e o gaúcho Marcelo Casanova faturam os terceiros lugares.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Disputa por equipes

Nesta sexta-feira (25), último dia da modalidade nos Jogos Mundiais da IBSA, haverá o torneio por equipes. A disputa vale medalha, mas não conta pontos no ranking mundial, principal critério de seleção para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Oito países participam (Brasil, França, Geórgia, Cazaquistão, Japão, Uzbequistão, China e Turquia) e se enfrentam em séries eliminatórias melhores de seis combates.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Paralimpíada Todo Dia