Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

A um mês do mundial, brasileiros medalham no Meeting Paralímpico

A atleta de halterofilismo, Maria Fátima de Castro, foi ouro nos 67 kg do Meeting de Manaus apenas 1 mês antes de embarcar para o Mundial

A atleta Maria Fátima de Castro foi uma das que conquistaram medalha de ouro no Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Manaus (Foto: Michael Dantas/CPB)
(Foto: Michael Dantas/CPB)

Neste sábado (22), ocorreram as competições do Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Manaus. Entre as modalidades disputadas estão as provas de atletismo, natação e halterofilismo. O destaque do dia ficou com Maria Fátima de Castro, ouro na categoria 67 kg a apenas um mês de embarcar em direção ao Mundial de halterofilismo em Dubai. Ao todo, 94 atletas de cinco estados (Amazonas, Pará, Roraima, Rio de Janeiro e São Paulo) realizaram suas inscrições para as competições na cidade amazonense, que está prestes a sediar o evento pela primeira vez em sua história.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O ouro da confiança

A performance de maior destaque do dia foi da atleta de halterofilismo Maria Fátima de Castro, de 29 anos. Representando a Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa), a brasileira obteve uma notável conquista ao ganhar a medalha de ouro na categoria até 67 kg, durante o Meeting Paralímpico Loterias Caixa em Manaus. O feito foi alcançado na Arena Amadeu Teixeira, onde Maria Fátima levantou impressionantes 122 kg em sua terceira tentativa, assegurando seu lugar no topo do pódio.

“É muito importante para nós recebermos o Meeting. Ver minha família, meu filho, aqui comigo, triplica a minha responsabilidade na prova. Foi muito bom ter essa oportunidade. Até para eles é uma emoção acompanhar de perto. É uma adrenalina completamente diferente”, disse Maria. A atleta possui uma condição de má-formação nos membros inferiores e compartilha sua jornada no halterofilismo desde o ano de 2019. Sua entrada nessa modalidade ocorreu devido a um convite feito pelo técnico Getúlio Filho, que a encorajou a explorar seu talento e potencial nesse esporte.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Maria tem um mês repleto de compromissos no cenário do halterofilismo e o Meeting foi apenas o primeiro deles. A atleta embarcará no dia 1° de agosto para Santiago, Chile, onde competirá na Seletiva para o Parapanamericano, agendada para novembro na mesma cidade. Vale lembrar que caso classifique, essa competição valerá vaga para a Paralimpíada de Paris 2024. Além disso, no dia 22 do mês que vem a amazonense estará com a delegação brasileira em Dubai, sede do Mundial da modalidade, onde o Brasil será representado por 23 atletas.

Mais destaques

Nas provas de natação, o brasileiro Kauã Gonçalves Santos, de 17 anos, se destacou na classe S8 (para atletas com comprometimentos físico-motores). Ele impressionou ao completar os 100m livre em 1min13s00, tempo que o colocaria no top-50 do ranking mundial deste ano.

Já nas pistas, Keven Igor Silva, de 18 anos, mostrou seu talento ao conquistar a medalha de ouro nos 100m e 200m na classe T36 (para atletas com paralisia cerebral). Ele obteve a marca de 13s07 nos 100m e 27s05 nos 200m, colocando-se respectivamente em 20º e 7º lugar no ranking mundial de 2023.

Próximo compromisso

A próxima etapa do Meeting 2023 está programada para acontecer em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 29 de julho. Nele, serão disputadas provas de atletismo e natação. Ao longo do ano, o evento ocorrerá em um total de 10 capitais brasileiras. Além de Manaus e Campo Grande, o circuito também passará por Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba e São Paulo.

Como jornalista e atleta de tiro com arco, me vejo fascinada por contar histórias de como sonhos olímpicos se realizam. Vamos Brasil!

Mais em Paralimpíada Todo Dia