Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Maria Eduarda Stumpf conquista duas medalhas na França

Gaúcha de 18 anos, Maria Eduarda Stumpf faturou um ouro e um bronze em eventos de parataekwondo na França

Maria Eduarda Stumpf no pódio de torneio de parataekwondo na França
(Foto: Reprodução/Instagram)

A brasileira Maria Eduarda Stumpf conquistou duas medalhas em torneios de taekwondo paralímpico no último final de semana. Competindo na categoria até 52kg, ela levou o bronze no Aberto da Europa e conquistou o ouro no Aberto Solidário, ambos disputados em Montargis, na França.

Pelo Aberto da Europa, Maria derrotou a azeri Royala Fatliyeva, mas perdeu na semifinal para a turca Meryem Betul Cavdar. Como não houve disputa pelo terceiro lugar, a gaúcha de 18 anos assim ficou com a medalha de bronze. Já no Aberto Solidário, ela sagrou-se campeã após derrotar a mexicana Jessica Garcia na final.

“Não tenho palavras para descrever o sentimento de subir ao pódio mais uma vez. Levando a bandeira do Brasil e o meu chapéu, simbolizando minhas origens e o orgulho de ser gaúcha. Obrigada a todos que me ajudaram a chegar até aqui”, disse Maria Eduarda Stumpf após as medalhas.

Além de Maria, o Brasil contou com outros sete representantes nos torneios de parataekwondo na França: Carlos Geraldo Coelho (até 70kg), Bruno Rodrigues (até 70kg), Joel Gomes (até 80kg), Claro Lopes (até 80kg), Pedro Paulo Neves (80kg), Terezinha de Jesus (até 47kg) e, por fim, Cristhiane Nascimento (até 52kg).

Agora, a seleção brasileira de taekwondo paralímpico disputará três competições de forma seguida na Austrália. Trata-se do Aberto da Oceania, da President’s Cup e do Aberto da Austrália, que acontecem em Brisbane, a partir da noite desta quinta-feira (06).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia