Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

CPB anuncia atletas convocados para Mundial de halterofilismo

A competição acontecerá entre os dias 22 e 30 de agosto, em Dubai

halterofilismo paralímpico copa do mundo de halterofilismo naira cruz
(Ricardo Moreira/CPB)

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou a convocação dos 23 atletas da Seleção Brasileira de halterofilismo paralímpico que irá disputar o Mundial da modalidade, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 22 a 30 de agosto. A relação foi divulgada ao vivo na última terça-feira (27), no canal do YouTube e no perfil do Facebook do CPB. A transmissão contou com as presenças do vice-presidente da entidade, Yohansson Nascimento, e do coordenador da modalidade, Murilo Spina.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A delegação é formada por halterofilistas que atingiram os índices estipulados pelo CPB em duas seletivas: a 1ª Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, em março, e o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de halterofilismo, em abril. Ambas as competições ocorreram no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Assim, você pode conferir a lista completa dos convocados através deste link

“Este é um ano com um calendário intenso para a modalidade, com alguns atletas escolhendo em quais competições colocar mais foco. Dentro disso, o Mundial será a competição mais importante e mais forte de 2023, e uma etapa importante para se chegar aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024”, disse Murilo durante a live.

Uma das convocadas, a campeã paralímpica em Tóquio na categoria até 73kg, a paulista Mariana D’Andrea, disse que o objetivo na competição será garantir uma medalha na categoria até 79kg, na qual ela começou a competir em 2023. Ela afirmou buscar um bom resultado que a qualifique para competir na nova categoria nos próximos Jogos. “Eu me sinto 100% preparada para essa competição, estou me sentindo super bem fisicamente e mentalmente”, afirmou.

Classificação para Paris 2024

Além disso, o Mundial é etapa obrigatória para os halterofilistas que buscam vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris de 2024. Classificam-se para o megaevento na França os oito atletas de cada categoria mais bem colocados no ranking da modalidade.

Os convocados vão se concentrar no CT Paralímpico, em São Paulo, no dia 17 de agosto, e embarcam para Dubai na madrugada do dia 18. Primeiramente, nos dias 29 e 30 de julho, os halterofilistas disputarão a Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, novamente no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Logo depois, nos dias 3 e 4 de agosto, 26 atletas, incluindo parte dos convocados para o Mundial, participam ainda da Seletiva para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago, que também acontecerá no Chile.

Última edição

Além disso, a última edição do Mundial aconteceu em Tbilisi, na Geórgia, em 2021. Na ocasião, o Brasil contou com 18 atletas entre os adultos e sete na categoria júnior. A delegação voltou com uma prata, no sênior, e outros três pódios entre os jovens, conquistados por Lara Lima, Lucas Galvão e Tayná Alcântara. Lara está na lista de convocados, dessa vez na competição adulta.

*Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia