Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleção feminina se despede da 1ª fase do Mundial com derrota

Brasil perde para a Espanha por 49 a 34 e encerra a primeira fase do Mundial de basquete em cadeira de rodas em 6º lugar

Jogadoras do Brasil cumprimentam adversárias no Mundial de basquete em cadeira de rodas
(Foto: Dubai Club)

O Brasil perdeu seu quinto jogo no torneio feminino do Mundial de basquete em cadeira de rodas, disputado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, nesta sexta-feira (16). Desta vez, a equipe foi superada pela Espanha por 49 a 34 e, assim, encerrou sua participação na fase de grupos. A seleção brigará pelo nono lugar da competição.

Vindo de quatro derrotas na competição, o Brasil até saiu em vantagem contra a Espanha e encerrou o primeiro tempo com 12 a 8 de frente. No entanto, não demorou muito para a equipe europeia tomar a dianteira do placar, chegando a 18 a 11 ao fim do segundo quarto. A seleção espanhola seguiu a frente e aumentou a diferença a partir do terceiro período, fechando o duelo em 49 a 34.

Silvelane Oliveira foi a maior pontuadora do time brasileiro na partida, com nove pontos anotados, enquanto Vileide Almeida veio logo na sequência,
com sete tentos. Pelo lado espanhol, três jogadoras marcaram dez pontos: Beatriz Zudaire, Isabel Lopez e Lourdes Ortega.

Esta foi a quinta derrota do Brasil no Mundial de basquete em cadeira de rodas. Assim, ficou em sexto lugar no grupo B e não avançou para o mata-mata. No entanto, a equipe segue na competição para brigar pelo nono lugar. Seu primeiro adversário no “torneio de classificação” pelas demais posições será a Tailândia ou a Argélia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por fim, vale destacar que o Brasil utiliza o Mundial como preparação para os Jogos Parapan-Americanos Santiago-2023, competição que distribuirá vaga para a Paralimpíada de Paris-2024. O evento continental acontecerá em novembro, no Chile.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia