Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

IRM e Adevlasc são campeões do Regional Sul de Goalball

O Regional Sul de Goalball teve sua conclusão neste final de semana e IRM foi campeão no masculino, enquanto Adevlasc venceu no feminino

Na imagem, equipes do IRM e da Adevlasc posam na quadra com as medalhas de ouro e os troféus dos respectivos título no masculino e feminino do Regional Sul.
Equipes do IRM e da Adevlasc posam na quadra com as medalhas de ouro e os troféus dos respectivos título no masculino e feminino do Regional Sul. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

O Regional Sul de Goalball conheceu os campeões da edição de 2023 e são velhos frequentadores do lugar mais alto do pódio. Assim, o IRM (Instituto Roberto Miranda), do Paraná, conquistou o hexacampeonato no masculino. Por outro lado, a Adevlasc (Associação dos Deficientes Visuais de Laguna), de Santa Catarina, consagrou-se tricampeã seguida no feminino. Logo, os campeões desta edição repetiram o feito do ano anterior.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Em suma, as finais e disputas de terceiro lugar ocorreram neste domingo (04), no Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre (RS). Anteriormente, no sábado, houve as disputas das quartas-de-finais e semifinais para definição dos melhores de cada naipe. Assim, o IRM tinha a possibilidade de fazer a dobradinha, já que avançou para as duas finais.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No entanto, a Adevlasc manteve seu domínio entre as mulheres. Com uma campanha invicta, terminou com cinco vitórias. Similarmente, a final teve placar parecido com o confronto entre as duas equipes na primeira fase, que tinha sido 11 a 1 para as catarinenses. Dessa forma, o título veio com o 12 a 2. A ala argentina da Adevlasc, Mariela Almeida, ainda foi a artilheira com 48 gols anotados na competição.

Posteriormente, veio a redenção do IRM entre os homens, também com uma campanha invicta de seis vitórias. Na final, a equipe enfrentou Acergs (Associação dos Cegos do Rio Grande do Sul) e venceu por 9 a 2. O time paranaense só não teve todas as glórias, pois o artilheiro da competição foi Eloy Nieva, da Adevlasc, que balançou as redes em 31 oportunidades.

Por fim, Apesblu (Associação de Paradesporto de Blumenau) ficou com o terceiro lugar no feminino e Adevlasc, no masculino. Ao todo, foram 12 equipes dos homens e 9 das mulheres.

Classificação de IRM e Acergs para o Brasileiro

Este foi o terceiro dos cinco regionais da modalidade previstos para este ano: os outros serão em São José dos Campos (SP), de 25 a 30 de junho, e Brasília (DF), de 4 a 8 de julho. Todos são classificatórios para o Campeonato Brasileiro – Série B – apenas o campeão de cada categoria obtém vaga, desde que já não esteja classificado para uma das duas divisões nacionais. No caso do Regional Sul, as vagas ficaram com IRM, no feminino, e Acergs, no masculino.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia