Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Regional Nordeste de futebol de cegos começa com muita bola na rede

Todos os seis jogos da primeira rodada em Petrolina-PE tiveram gols balançando as suas redes

Maicon está se levantando do chão da quadra após comemorar seu gol. Ele grita enquanto apoia o corpo no joelho direito. Veste camiseta verde, calção vermelho e meiões azuis da Apace (Renan Cacioli/CBDV)
(Renan Cacioli/CBDV)

Primeiro evento da modalidade organizado pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) neste ano, o Regional Nordeste de Futebol de Cegos teve uma rodada de abertura recheada de gols. As seis partidas disputadas nesta segunda-feira (24) no Ginásio Osvaldo do Flamengo, em Petrolina-PE, tiveram bola na rede. Campeã e vice da edição passada, Apace (Associação Paraibana de Cegos) e Apadevi (Associação Paraibana dos Deficientes Visuais) confirmaram o favoritismo e largaram vencendo. O campeonato segue na terça com mais seis partidas. A final será no próximo sábado (29), às 10h15.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Com gols de Jardiel e Maicon, a Apace fez 2 a 0 na equipe sub-23 da Adesul (Associação D’Eficiência Superando Limites), do Ceará, que participa do Regional também com seu time adulto. Já a Apadevi contou com o talento de sua dupla de colombianos Jhon González e Juan Quintero, autores de um gol cada, para derrotar a Ajece (Associação Jequieense de Cegos), da Bahia, pelo mesmo placar: 2 a 0. Terceiro colocado em 2022, o Cedemac (Centro Desportivo Maranhense de Cegos) estreou com derrota por 2 a 0 para a equipe principal da Adesul, que marcou duas vezes com Carlinhos.

Os outros três confrontos do dia terminaram com vitórias simples por 1 a 0: a ADVP (Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina), que joga em casa, bateu os baianos do CAP (Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual) com gol de Miguelito. A Escema (Escola de Cegos do Maranhão) contou com gol decisivo de Derocy para superar a AFCP (Associação Futsal de Cegos de Pernambuco). Por fim, o ICB (Instituto de Cegos da Bahia) ganhou da Acep (Associação dos Cegos do Piauí) com gol de Carlinhos.

Sobre o Regional Nordeste 2023

Além disso, a competição reúne 12 equipes de seis estados diferentes – Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí. Ao todo, mais de cem atletas jogarão até sábado (29) no Ginásio Osvaldo do Flamengo. 

O torneio conta com três grupos com quatro times em cada. Todos jogam entre si nas chaves em turno único. Classificam-se às quartas de final os oito melhores colocados no geral, independentemente do grupo a que pertençam. Assim, os cruzamentos acontecem na seguinte ordem: 1º x 8º; 2º x 7º; 3º x 6º; 4º x 5º.

A equipe mais bem colocada do Regional, exceto as que já fazem parte da Série A (Apace, Apadevi e Escema) ou que caíram da Série A para a Série B em 2022 (Adesul, CAP e Cedemac) garantem vaga para o Campeonato Brasileiro de Futebol de Cegos – Série B 2023. O torneio será disputado em novembro, em São Paulo. Ou seja, na prática, seis equipes brigarão por essa vaga.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia