Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleção de tênis em CR se reúne para fechar treinamentos de 2022

Com 18 atletas, seleção brasileira de tênis em cadeira de rodas treina até o dia 2 de dezembro no CT Paralímpico

seleção tênis em cr cadeira de rodas fase de treinamento
Seleção brasileira reunida no CT Paralímpico (Foto: Ale Cabral/CPB)

A Seleção Brasileira de tênis em cadeira de rodas (CR) se reúne para segunda e última fase de treinamento no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Até a próxima sexta-feira, 2 de dezembro, 18 atletas treinarão com uma estratégia traçada para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, sob o comando do treinador inglês Geraint Richards.

+ Mariana D’Andrea participa do Meeting Paralímpico em São Paulo

A ação fecha a temporada vitoriosa do Brasil na modalidade. A brasiliense Jade Lanai conquistou os títulos de simples e duplas no US Open Junior, um dos torneios de Grand Slam que compõem o calendário do tênis mundial. Outro brasileiro que se destacou em um Grand Slam foi o catarinense Ymanitu Silva, vice-campeão nas duplas em Roland Garros.

Ymanitu Silva circuito brasileiro tênis em cadeira Brasília
Ymanitu Silva, do Quad (Marcello Zambrana/CBT)

Ymanitu também foi um dos responsáveis pela inédita medalha de bronze na Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas, realizada em Portugal, em maio. Ele, Leandro Pena e Augusto Fernandes formaram a equipe terceira colocada na categoria Quad. 

Gira da América do Sul

Por fim, no início de novembro, o Brasil encerrou sua participação na Gira da América do Sul de tênis em CR com 23 pódios no total. O evento foi composto por quatro torneios disputados na Argentina e Colômbia entre os meses de setembro e novembro.

tênis em cadeira de rodas Meirycoll Duval Tóquio
Meirycoll Duval em Tóquio-2020 (Matsui Mikihito/CPB)

Na última competição, realizada na cidade colombiana de Barranquilla, a Seleção Brasileira conquistou nove medalhas, seis de ouro e três de prata. À ocasião, Lucimary Nascimento foi campeã duas vezes: na chave de simples e de duplas, com Meirycoll Duval; Leandro Gonçalves também fez dobradinha na categoria Quad. Nas duplas, ele subiu ao lugar mais alto do pódio ao lado de João Lucas Takaki.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

As outras duas medalhas de ouro foram conquistadas por Jade Lanai (Junior) e pela dupla Felipe Ferreira e Jucélio Torquato (duplas masculinas). Já as três pratas vieram com João Lucas Takai (Quad), Vitória Miranda (Junior) e a dupla Maria Fernanda Alves e Jade Lanai (duplas femininas). 

Confira a lista dos convocados para a fase de treinamento de tênis em CR:

FEMININO
Ana Caldeira
Jade Lanai
Lucimary Nascimento
Maria Fernanda Alves
Meirycoll Duval

MASCULINO
Bruno Makey
Felipe Ferreira
Gustavo Carneiro
Jucélio Torquato
Lucas Correa
Rafael Medeiros

QUAD
João Takaki
Leandro Pena
Rejane Candida 
Ymanitu Silva 

JUNIOR
Vitoria Miranda
Lorenzo Godoy
Luiz Calixto

Mais em Paralimpíada Todo Dia