Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Nos pênaltis, Apace é penta do Brasileiro de futebol de cegos

Após empate sem gols, Apace vence a o Maestro nos pênatis e fatura o título do Brasileiro de futebol de cegos pela quinta fez; Agafuc fica com o bronze

Apace campeão brasileiro de futebol de cegos 2022

Apace (Associação Paraibana de Cegos) conquistou seu quinto título brasileiro de futebol de cegos neste domingo (13). Após empate em 0 a 0 no tempo normal, a equipe de João Pessoa superou o Maestro-PR nas penalidades máximas (3 a 2) da decisão da Série A 2022, disputada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, que contou com transmissão ao vivo do SporTV. Foi o primeiro título nacional dos paraibanos desde que a CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) passou a gerir a modalidade, em 2011.

Recheada de expectativas, a final terminou zerada em gols no tempo normal. O Maestro teve as melhores oportunidades no primeiro tempo, e o goleiro paraibano Matheus Costa fez grandes defesas. A Apace equilibrou as ações no segundo tempo e chegou com mais perigo ao gol adversário, mas também não conseguiu superar Abraão e balançar as redes. Com o placar igualado, a disputa teve de ir para os pênaltis. Por lá, a Apace venceu por 3 a 2, com gol decisivo do experiente Damião

“É um trabalho que vem sendo feito lá de trás. Sabíamos da nossa capacidade. A equipe treinou o ano todo pensando neste Brasileiro e tínhamos consciência de que não seria fácil. Hoje, só tenho que dar os parabéns para os meninos, é muito gratificante ver a entrega deles. Esses dois últimos jogos foram para coroar. Muito grato a Deus”, disse o treinador Julio Cezar Macena, o Cesinha, que assumiu o comando do time paraibano nesta temporada e já havia vencido o Regional Nordeste.

CAMPEÃO INVICTO

Vice-campeã brasileira de futebol de cegos no ano passado, a Apace fez uma campanha invicta para ficar com o título desta vez. Foram duas vitórias e dois empates na primeira fase e três empates sem gols no mata-mata. A equipe passou nos pênaltis nas quartas de final (Acergs-RS), na semi (Agafuc-RS) e na final. Derrubou os dois principais favoritos ao título em sua campanha: a Agafuc, que vinha de quatro taças consecutivas, e o Maestro, que vem contando com investimento pesado desde a estreia na elite, no ano passado.

Em uma edição que teve a presença de 17 estrangeiros, o time paraibano foi um dos poucos que  contou com brasileiros no elenco. A Apace chegou ao quinto título nacional (1998, 1999, 2000, 2006 e 2022) e se igualou a Agafuc e a Adevibel-MG no número de conquistas. O maior campeão brasileiro é o ICB-BA, com sete troféus.

Já o Maestro atingiu a melhor campanha de sua história. O time caçula do futebol de cegos chegou na Série A em 2021 e foi semifinalista na ocasião. Para esta temporada, a equipe de Curitiba trouxe nomes de peso para tentar o título da competição e o lendário técnico Gerson Coutinho, heptacampeão nacional pelo ICB. 

Bronze e homenagem para a Agafuc

Na disputa do terceiro lugar, a Agafuc derrotou a AMC-MT por 1 a 0, com gol de Nonato, que ainda recebeu o troféu de Artilheiro da competição, com sete gols. O time gaúcho, aliás, teve os três principais goleadores da Série A. Além de Nonato, Léo anotou seis gols, enquanto Ricardinho marcou quatro. A equipe de Canoas, no Rio Grande do Sul, recebeu ainda o Troféu Fair Play “Pedro Beber”, novidade para esta edição e que homenageou o ex-presidente da entidade, Pedro Beber, falecido no início de setembro. Ainda nas premiações individuais, o atleta Matheus Costa, da Apace, levou o troféu de Melhor Goleiro.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia