Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Cátia Oliveira na briga pela taça na Tailândia no tênis de mesa

Brasileira medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio ficou com a vitória nas três partidas que disputou no primeiro dia de competições. Evellyn dos Santos ganhou uma de três

Cátia Oliveira tênis de mesa paralímpico Aberto da França medalhas Aberto da Tailândia
(Rogério Capela/CPB/arquivo)

A brasileira Cátia Oliveira conquistou três vitórias no primeiro dia do Aberto da Tailândia de tênis de mesa paralímpico, disputado na cidade de Pattaya. Ela, porém, precisou jogar apenas duas vezes, já que um dos confrontos foi decidido por WO. A outra brasileira que jogou nesta segunda-feira (18), Evellyn dos Santos, jogou três e venceu uma, apesar de vencer caro as duas derrotas. Cátia segue forte na disputa do título das Classes 1-3 e Evellyn não conseguiu avançar para a fase seguinte na Classe 11.

Cátia Oliveira, medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos em Tóquio no ano passado, derrotou Malak Ali, do Kuait, por 3 a 0, com parciais de 11/1, 11/7 e 11/4. A seguir, venceu um duelo emocionante contra a tailandesa Pattaravadee Wararidamrongkul marcando 11/6, 9/11, 11/6, 6/11 e 12/10. O WO foi contra outra atleta da casa, Chilchitraryak Bootwansirina.

O desempenho rendeu o primeiro lugar do grupo único com seis pontos. O formato de disputa nessa classe é todos contra todos dentro da chave com o campeão sendo o que somar mais pontos. São cinco atletas e Cátia joga mais uma, a última partida desta terça-feira (19). O duelo tem tudo para ser a ‘final’, já que a adversária, a tailandesa Dararat Asayut, também fechou invicta o primeiro dia jogando duas vezes. Antes, Asayut enfrenta a compatriota Chilchitraryak Bootwansirina, que deu dois WOs nesta segunda-feira.

Por muito pouco

Evellyn dos Santos joga na Classe 11 do do Aberto da Tailândia de tênis de mesa paralímpico. A brasileira derrotou Phimolphan Deekam, atleta da casa, por 11/5, 11/9 e 11/8 no segundo compromisso do dia. Antes e depois, duas derrotas bem apertadas com 12/10 no game de desempate. Primeiro por 11/9, 11/8, 8/11, 8/11 e 12/10 para a sul-coerana Kang Seohyeon e depois por 11/6, 10/12, 11/9, 5/11 e 12/10 para Wong Ka Man, de Hong Kong. Evellyn ocupou no Grupo 3 da classe, fechou a participação em terceiro de quatro atletas e não avançou para as quartas de final.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia