Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil tem 30 atletas na Copa Tango, que começa nesta sexta

Com mescla entre experiência e juventude, Brasil terá 30 atletas na Copa Tango de tênis de mesa paralímpico

Luiz Filipe Manara Copa Tango tênis de mesa paralímpico
Luiz Filipe Manara (Fotojump)

Nossos atletas têm mais um desafio na temporada e, desta vez, o compromisso será perto de casa. A partir desta sexta-feira (08), 30 brasileiros irão às mesas para buscar grandes resultados na tradicional Copa Tango de tênis de mesa paralímpico, que é disputada na vizinha Argentina. O evento, sediado em Buenos Aires, é Fator 20 e terá disputas individuais e nas duplas masculinas, femininas e mistas.

+ Vitor Tavares assume vice-liderança do ranking mundial de parabadminton

E o Brasil não vai para a capital argentina a passeio. Dentre os 30 representantes, há atletas com bastante bagagem internacional, assim como jovens mesa-tenistas considerados promissores e que já se destacam no tênis de mesa paralímpico.

No grupo dos já consagrados estão nomes como o do experiente e multicampeão Iranildo Espíndola (classe 2) e de Danielle Rauen (9) e Bruna Alexandre (10), todos medalhistas em Jogos Paralímpicos e Parapan-Americanos, sendo que as duas mulheres estão no top 10 mundial de suas respectivas classes (Danielle é a oitava na 9 e Bruna é a terceira na 10).

Danielle Rauen esteve em Tóquio-2020 (Foto: Fotojump)

Outro representante brasileiro que já tem rodagem internacional é Luiz Filipe Manara, da classe 8. Com 30 anos, o mesa-tenista já conquistou individualmente a própria Copa Tango em duas ocasiões (2012 e 2018) e coletivamente em outras duas (2013 e 2017).

O atleta, que também já foi medalhista de ouro dos Jogos Parapan-Americanos em 2015 e em 2019 (individual e por equipes), falou sobre a expectativa em jogar a competição na capital argentina e revelou sobre o que espera da sua primeira participação em campeonatos com disputas de duplas.

Os promissores

Sobre os representantes brasileiros, uma parte dos que foram para a Argentina são jovens promissores. Uma delas é Sophia Kelmer, de 14 anos. A atleta da classe 8 teve grandes performances em campeonatos do Circuito Mundial.

Sophia Kelmer Aberto Paralímpico da República Tcheca tênis de mesa
Sophia Kelmer tem apenas 14 anos (Foto: FFHS)

Em torneios individuais de 2022, ela levou uma prata no Aberto da República Tcheca e outra no Aberto da França, além de um bronze no Aberto de Costa Brava, na Espanha. As boas campanhas renderam a ela a entrada no top 10 da classe 8 com a décima colocação, feito inédito na jovem carreira.

Outros atletas promissores vão para tentar grandes resultados em Buenos Aires. Um deles é Lucas Arabian, que vem sendo destaque na classe 5. No ano, o atleta de 16 anos já faturou duas medalhas de bronze em competições internacionais (nas duplas mistas no Aberto da Eslovênia e no individual do Aberto de Costa Brava na Espanha).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Além dele, o também jovem, Lucas Carvalho tentará o bicampeonato da Copa Tango. Em 2021, o pernambucano faturou o título da classe 9 do tradicional torneio argentino tanto no individual quanto nas equipes.

Copa Tango de tênis de mesa paralímpico

As disputas de simples na Argentina acontecerão a partir desta sexta-feira (8) e seguem até o sábado, data em que serão iniciados os jogos nas duplas masculinas, femininas e mistas. O evento será encerrado no domingo, quando as parcerias conhecerão os campeões de cada classe.

Confira abaixo a lista completa dos brasileiros inscritos na Copa Tango:

  • Classe 2: Iranildo Espíndola (masculino) e Juliana da Silva (feminino);
  • Classe 3: Jean Carlo Padilha (M), Fabio Silva (M) e Thais Severo (F);
  • Classe 4: Ecildo Oliveira (M), Eziquiel Babes (M) e Alexandre Ank (M);
  • Classe 5: Lucas Arabian (M) e Gerson Hintz (M);
  • Classe 6: Goutier Rodrigues (M);
  • Classe 7: Gilberto Onofre (M), Paulo Henrique Fonseca (M) e Paulo Salmin (M) e Aline Ferreira (F);
  • Classe 8: Gabriel Takeshi (M), Luiz Filipe Manara (M) e João Nascimento Junior (M); Elem Silva (F) e Sophia Kelmer (F);
  • Classe 9: Lucas Carvalho (M), Flavio Seixas (M) e Danielle Rauen (F);
  • Classe 10: Claudio Massad (M); Carlos Carbinatti (M), Alexandre Alfon (M) e Bruna Alexandre (F);
  • A classificar: Bruno Mune (M), Leonardo Correa (M) e Felipe Oliveira (M).

Mais em Paralimpíada Todo Dia