Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiro de natação paralímpica começa nesta quinta

O Brasileiro de natação paralímpica acontece entre 12 e 14 de maio em São Paulo. O primeiro dia vai ser transmitido no YouTube do CPB.

brasileiro-natacao-paralimpica-2022-cpb
Foto: Ale Cabral/CPB

O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação começa nesta quinta-feira (12) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com a participação de 248 nadadores. Esta é a última competição nacional antes do Mundial da modalidade e contará com a transmissão ao vivo no primeiro dia de disputas.

A etapa da tarde desta quinta-feira será transmitida ao vivo pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no Facebook e YouTube , a partir das 16h. As provas previstas para esta etapa são os 100m livre e revezamentos medley misto (20, 34 e 49 pontos e para classe S14).

+ Brasil garante duas medalhas Aberto Paralímpico da Eslovênia

Na úlitma terça-feira (10), foram anunciados os 29 nadadores que representarão o Brasil em terras portuguesas no Mundial de natação, em junho. Todos os convocados participarão do Brasileiro, dentre eles os campeões paralímpicos nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 a paraibana Carol Santiago (S12, para atletas com baixa visão), o mineiro Gabriel Araújo (S2, atletas com alto comprometimento físico-motor), o paulista Gabriel Bandeira (S14, atletas com deficiência intelectual), o catarinense Talisson Glock (S6, atletas com comprometimento físico-motor) e o brasiliense Wendell Belarmino (S11, para atletas cegos).

Confira aqui a convocação oficial.

O Campeonato Mundial de natação acontecerá de 12 a 18 de junho, na Ilha da Madeira, em Portugal. O embarque da Seleção Brasileira está marcado para o dia 1º de junho. Na última edição da competição, em 2019, o Brasil conquistou 17 medalhas (cinco ouros, seis pratas e seis bronzes) e ficou na 11ª colocação no quadro geral de medalhas. 

Caras novas

Convocado para seu primeiro Mundial, o jovem nadador Daniel Mendes (classe S6, para atletas com comprometimento físico-motor), está confiante para o Brasileiro. “As minhas expectativas são muito boas por todo o avanço diário que estamos tendo, tanto em treinamentos como em comprometimento. Sei que estou me esforçando e que o resultado é consequência disso. O Campeonato Brasileiro será uma experiência nova por conta do modelo da competição que é a final direta”, contou o atleta que nadará os 50m e 100m livre e os 100m costas.

Daniel descobriu que tinha paraparesia espástica, doença que limita os movimentos dos seus membros inferiores, por volta dos 3 anos de idade, quando começou a mancar e recebeu uma indicação médica para iniciar na natação – como forma de controlar a sua deficiência. O carioca de 20 anos está empolgado pela sua primeira participação em Mundial. “Eu já senti o gostinho de uma competição internacional, em Berlim, mas o Mundial com certeza será diferente pelo nível dos atletas, além de outros fatores. Espero que tudo dê certo para que a nossa Seleção saia de Portugal muito vitoriosa”, comentou Daniel.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O formato do Campeonato Brasileiro de natação prevê provas com finais diretas multiclasse, ou seja, atletas de todas as classes competem juntos. Até o sábado, 14, pela manhã, os nadadores brigarão pelo título de campeão brasileiro e representarão seus respectivos clubes em busca de pontos para o quadro geral.

Mais em Paralimpíada Todo Dia