Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil vence a terceira e vai à semifinal da categoria quad

Leandro Pena e Ymanitu Silva levaram o Brasil à inédita semifinal da Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas na categoria quad

Brasil na semifinal da categoria quad da Copa do Mundo de tênis em cadeira de rodas

O Brasil faz boa campanha na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas, sediada em Portugal. Nesta quarta-feira, os atletas da categoria Quad alcançaram mais uma vitória. Com o triunfo por 3 partidas a 0 sobre Israel, o grupo garantiu a classificação para as semifinais e já se garante entre os quatro primeiros da competição – feito inédito no tênis paralímpico do Brasil.

O paulista Leandro Pena (15º) venceu o israelense Yosi Saadon  por 6/3 e 6/1, em 1h28min de partida. Na sequência, Ymanitu Silva (8º) confirmou o triunfo brasileiro ao bater Shraga Weinberg (17º) por 6/1 6/2, em 1h10min. O confronto foi selado com a vitória de Leandro Pena e Augusto Fernandes sobre Elay Chayoth/Shraga Weinberg por 5/7, 6/0 e 10-7.

O resultado garantiu os 100% para a equipe quad na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas, liderada pelo capitão Vinicius Cyrillo, que também venceu Grã-Bretanha e Estados Unidos na primeira fase. Na semifinal, que será disputada na sexta-feira, o desafio é contra a África do Sul, que terminou na vice-liderança do seu grupo.

Também na disputa da categoria Open Masculino, o Brasil foi superado pela África do Sul por 2 partidas a 1. Alwande Sikhosana (44º) venceu Bruno Makey (87º) por 6/3 e 6/1, enquanto Daniel Rodrigues (30º) ganhou de Eliphas Maripa (36º) por 7/6, 6/7 e 6/3. Nas duplas, os dois sul-africanos derrotaram Daniel Rodrigues e Rafael Medeiros por 7/5 e 6/3.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Nesta quinta-feira, três categoria do Brasil voltam às quadras na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas. No feminino, a equipe enfrenta a Colômbia, em jogo que vale a liderança do grupo. No masculino, o desafio é diante da Argentina. E no Juniors, o jovem time brasileiro duela contra a Grã-Bretanha.

Como é a competição

Diferentemente das competições habituais do circuito, em um torneio por equipes os confrontos são disputados em uma série de partidas entre as nações. Em cada confronto entre países, são realizados três jogos: dois de simples, seguido por uma partida de duplas. O vencedor do confronto é o país que obtiver pelo menos duas vitórias no embate.

Nesta edição da Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas, apenas cinco nações têm equipes em todas as categorias. Além do Brasil, estão com equipes completas Holanda, Japão, Estados Unidos e Grã-Bretanha.

Resultados de quarta-feira na na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas

QUAD
Brasil 3 x 0 Israel
Leandro Pena d. Yosi Saadon 6/3 6/1
Ymanitu Silva d. Shraga Weinberg 6/1 6/2
Leandro Pena/Augusto Fernandes d. Elay Chayoth/Shraga Weinberg 5/7 6/0 10-7

MASCULINO
Brasil 1 x 2 África do Sul
Alwande Sikhosana d. Bruno Makey 6/3 6/0
Daniel Rodrigues d. Eliphas Maripa 7/6 6/7 6/3
Alwande Sikhosana/Eliphas Maripa d. Daniel Rodrigues/Rafael Medeiros 7/5 6/3

Programação de quinta-feira
Open F – Brasil vs. Colômbia
Open M – Brasil vs. Argentina
Júnior – Brasil vs. Grã-Bretanha

Mais em Paralimpíada Todo Dia